Segurança Compartilhar
SUSTO

Terremoto de magnitude 8,7 atinge a Rússia; veja detalhes

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto principal foi localizado a cerca de 100 quilômetros do litoral russo

• Atualizado

Redação

Por Redação

Terremoto de magnitude 8,7 atinge a Rússia; veja detalhes. – Foto: USGS/Reprodução
Terremoto de magnitude 8,7 atinge a Rússia; veja detalhes. – Foto: USGS/Reprodução

Um terremoto de magnitude 8,7 foi registrado na madrugada desta terça-feira (29) perto da Península de Kamtchatka, na Rússia, provocando alertas de tsunami para vários países e evacuação emergencial em áreas costeiras. Outros dois tremores de menor magnitude também foram detectados logo em seguida.

Terremoto na Rússia: alerta de tsunami atinge Japão, Alasca e Havaí

De acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS), o epicentro do terremoto principal foi localizado a cerca de 100 quilômetros do litoral russo, com profundidade de 18,2 km — considerada rasa e, portanto, com maior potencial de gerar tsunamis.

Cerca de uma hora depois, outros dois tremores atingiram a região, um de magnitude 6,3 e outro de 6,9, ambos com profundidade de 10 km.

Em nota, o USGS afirmou que “ondas perigosas de tsunami podem atingir partes da costa da Rússia e do Japão nas próximas três horas”. Também foram emitidos alertas para o Havaí, Alasca e costa oeste do Canadá e dos Estados Unidos, mas sob risco reduzido.

Na Rússia, o governador da região de Kamtchatka confirmou que ainda não há registro de feridos, mas alguns danos materiais foram identificados em áreas próximas ao epicentro. A recomendação é que a população evite zonas costeiras enquanto a situação é monitorada.

Na cidade de Severo-Kurilsk, no arquipélago das Curilas, os moradores começaram a ser retirados preventivamente. A área, conhecida por intensa atividade sísmica e vulcânica, abriga pequenas comunidades com cerca de duas mil pessoas.

No Japão, a Agência Meteorológica emitiu alerta de tsunami para toda a costa leste do país e orientou a população a não permanecer em praias ou portos até que a situação seja considerada segura.

*As informações são do Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.