Talibã celebra vitória após saída das tropas americanas do Afeganistão
"Esta é uma grande lição para outros invasores e para futuras gerações", declarou o porta-voz do Talibã
• Atualizado
Os membros do grupo extremista Talibã celebraram nesta terça-feira (31) a saída dos últimos soldados norte-americanos do Afeganistão, que encerrou, oficialmente, os 20 anos de combates no país.
“Felicitações ao Afeganistão (…) Esta vitória pertence a todos nós”, declarou o porta-voz dos talibãs, Zabihullah Mujahid. “Esta é uma grande lição para outros invasores e para futuras gerações. Também é uma lição para o mundo”, completou Mujahid, informando que o Talibã pretende anunciar nos próximos dias a formação de um novo governo para o país.
Segundo a agência de notícias France-Presse, o grupo extremista retirou quase todos os postos de controle no caminho para o aeroporto de Cabul nesta manhã, mantendo apenas um. Nas estradas, os combatentes não escondiam a alegria, cumprimentando os motoristas e exibindo a bandeira do movimento.
Biden afirma que não se arrepende de ter tirado tropas do Afeganistão
“O Talibã domina pelo medo”, afirma catarinense que serviu pelos EUA na guerra do Afeganistão
A retirada americana foi concluída 24 horas antes da data limite estabelecida pelo presidente Joe Biden. Após duas semanas de operações, o último avião militar decolou antes da meia-noite de ontem (30), totalizando a evacuação de quase 123 mil pessoas do Afeganistão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO