Suspeitos de tortura e tráfico são presos em operação no Oeste de SC
O grupo era investigado desde maio deste ano
• Atualizado

Quatro jovens de 19 anos foram presos na manhã desta quarta-feira (8), suspeitos de integrarem um grupo criminoso que atuava com tráfico de drogas e tortura, no município de Xanxerê, Oeste catarinense. Por meio da Operação “Adsumus”, 10 ordens judiciais foram cumpidas, entre prisões preventivas, internação e mandados de busca e apreensão.
A ação foi realizada pela Delegacia de Investigação Criminal (DIC), com apoio da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) e da Polícia Militar (PM), em diversos bairros da cidade, como Vila União, Leandro, Nossa Senhora de Lurdes e São Romero.
A operação é resultado de uma investigação iniciada em maio deste ano, quando um grupo de jovens passou a ser investigado por crimes como tráfico de drogas, associação ao tráfico, porte ilegal de arma de fogo e tortura.
Durante as apurações, a Polícia Civil apreendeu vídeos gravados pelos próprios suspeitos, mostrando três episódios distintos de tortura, nos quais as vítimas eram amarradas, espancadas com facões, pauladas, socos e chutes, chegando até, em um dos casos, a ter os dentes quebrados.
De acordo com as investigações, os agressores justificavam as violências como cobranças de dívidas relacionadas ao tráfico e a supostos furtos nos bairros. O medo gerado pelas agressões foi tão intenso que todas as vítimas deixaram Xanxerê após os ataques.
Com base nas provas coletadas, a Justiça autorizou quatro prisões preventivas, todos os suspeitos com 19 anos, a internação de um adolescente de 17 anos e cinco mandados de busca e apreensão. Nas casas dos envolvidos foram apreendidas roupas, um chapéu e um dos objetos usados nas agressões.
O nome da operação, “Adsumus”, vem do latim e significa “aqui estamos” ou “estamos presentes”, simbolizando o trabalho conjunto e a união das forças de segurança de Xanxerê no enfrentamento à criminalidade.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO