Suspeito de assalto violento contra idosos é preso em Joinville
A PCSC executou um mandado de busca e apreensão na residência de um funcionário das vítimas
• Atualizado
Um dos suspeitos de envolvimento em um assalto violento contra dois idosos foi preso na manhã desta quarta-feira (9), no bairro Jardim Paraíso, em Joinville. A prisão ocorreu durante uma operação da Polícia Civil (PCSC), por meio do Departamento de Investigações Criminais de Joinville (DIC), contra um grupo criminoso que assaltava residências.
Relembre o assalto
Um dos crimes ocorreu no dia 29 de outubro de 2024, no bairro Pirabeiraba. Os criminosos invadiram uma chácara armados, agredirem dois idosos e roubaram uma grande quantia em dinheiro. Um dos envolvidos foi preso na data do assalto.
Durante a operação desta quarta-feira, a polícia cumpriu um mandado de prisão e dois mandados de busca e apreensão.
Além disso, a PCSC executou um mandado de busca e apreensão na residência de um funcionário das vítimas, pois as investigações indicam a possível colaboração dele ao fornecer informações para os assaltantes.
Você sabe a diferença entre furto e roubo?
Segundo o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, o crime de furto é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência.
O Código Penal prevê para o furto pena de reclusão de 1 a 4 anos e multa. A lei prevê aumento de pena para quem cometa o crime durante a noite, e para os casos de furto de pequeno valor, permite diminuição ou até perdão de pena, aplicando-se apenas a pena de multa, é o chamado furto privilegiado.
O Código Penal também descreve o furto qualificado, situações onde a pena é mais grave em razão das condições do crime, como destruição de fechadura, abuso de confiança, concurso entre pessoas, entre outras.
O roubo é crime mais grave, descrito na lei como subtração mediante grave ameaça ou violência. A pena prevista é de 4 a 10 anos e multa. A lei também prevê aumento de pena para o cometimento de crime sob certas circunstâncias como, utilização de arma, auxílio de mais uma pessoa, restrição de liberdade da vítima, entre outras.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO