Segurança Compartilhar
envio imediato

STF decreta prisão definitiva e perda de mandato de Carla Zambelli

A Deputada Federal segue na lista de difusão vermelha da Interpol, sendo procurada em 196 países

• Atualizado

Redação

Por Redação

Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados
Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) teve sua prisão decretada de forma definitiva pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), no sábado (7). Zambelli é considerada foragida pela Justiça brasileira após fugir para a Itália, e agora está na lista de procurados da Interpol.

A decisão foi tomada após a Primeira Turma do STF manter, por unanimidade, a condenação da parlamentar a 10 anos de prisão e à perda do mandato por envolvimento na invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O crime teria ocorrido em parceria com o hacker Walter Delgatti, que já está preso preventivamente. Enquanto Zambelli nega envolvimento direto e alega que Delgatti agiu sozinho, o hacker afirma que ela foi a mandante da ação.

Zambelli deixou o Brasil antes da ordem de prisão preventiva, determinada na quarta-feira (4), e informou ter chegado à Itália na quinta-feira (5). Em resposta, o ministro Alexandre de Moraes solicitou que toda a documentação necessária para o pedido de extradição seja traduzida para o italiano e enviada com urgência, conforme previsto no acordo entre os dois países.

O ministro também determinou o envio imediato do pedido de extradição ao Ministério da Justiça e comunicou oficialmente a perda do mandato parlamentar à Câmara dos Deputados.

A inclusão do nome da deputada na lista de difusão vermelha da Interpol faz com que ela seja procurada em 196 países. A expectativa é que, com a formalização do pedido, o governo italiano possa colaborar com a extradição da parlamentar.

Procurada por sua assessoria, Zambelli não respondeu aos questionamentos da imprensa até o momento.

*Com informações de SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.