Situação das chuvas preocupa em Itajaí; há risco de desabastecimento de água
“Agora estamos recebendo os reflexos de Blumenau. Nosso pior cenário pode vir neste domingo", diz Defesa Civil de Itajaí
• Atualizado
Um relatório divulgado neste domingo (08) pela Prefeitura de Itajaí, mostra que até o início desta tarde quase 30 ocorrências relacionadas às chuvas foram registradas na cidade. Os principais atendimentos feitos pelas forças de segurança do município foram para resgate de pessoas em caso de alagamentos/inundações. Houve ainda um deslizamento de terra e outros chamados para desobstrução de bueiros. O total de ocorrências registradas, desde sexta-feira (06), é de 75.
Os principais locais que registraram ocorrências são Cordeiros, Cidade Nova, Murta e São Vicente. Atualmente, os três abrigos ativados pelo Município já acolheram 142 pessoas. O abrigo do Cordeiros atingiu sua capacidade máxima e os moradores que necessitarem de um espaço seguro devem se dirigir para o abrigo do São Vicente.
Os abrigos ficam no Salão Paroquial da Igreja São Cristóvão, no Cordeiros, no Salão Paroquial da Igreja São Vicente de Paulo, no São Vicente, e no Centro Municipal de Educação Alternativa de Itajaí (CEMESPI), no São João, que possui acessibilidade para receber pessoas com deficiência.
O coordenador da Defesa Civil de Itajaí, Amadeu Medeiros, explicou que nas últimas 48 horas foi registrado um volume de 82 milímetros de chuva. Nas últimas 24 horas, foram 24 milímetros e nas últimas 12 horas registrou-se 20 milímetros. Portanto, há um cenário gradual de diminuição da maré, mas com fatores que podem interferir no panorama.
“Agora estamos recebendo os reflexos de Blumenau. O pico de lá foi às 3h da manhã, isto demora a refletir aqui entre 12h e 14h. Por isso, nosso pior cenário pode vir por volta das 17h deste domingo. Temos uma vantagem porque a maré está baixando e com o que estamos acompanhando e cruzando os dados de maré, volume de água e represamento, não acreditamos que o cenário de Brusque impacte aqui. Devemos seguir com pontos de inundação em áreas já mapeadas”, ressalta.
O secretário de Obras e Serviços Municipais, Márcio José Gonçalves, o Dedé, relatou sobre a situação geral, áreas já atingidas e mais vulneráveis, a partir do trabalho de limpeza e suporte nas ocorrências registradas. “Estamos em campo e um ponto já detectado é o Jardim Beira-Rio ali na Murta. Depois toda a parte baixa de Cordeiros, tem também uma parte do Imaruí e alguns pontos do Santa Regina com alagamento. Estes são os piores pontos, mas contamos com o regresso das águas e a situação deve melhorar”, comenta.
Há risco de desabastecimento de água
O Semasa alerta para o risco de desabastecimento de Itajaí e Navegantes, a partir desta segunda-feira (09), em razão das fortes chuvas que assolam o manancial do Rio Itajaí-Mirim e provocam alta na turbidez da água. Neste domingo (08), o índice de turbidez em Brusque chegou a aproximadamente 6 mil NTUs (unidades de turbidez) e a tendência é que afete o sistema de captação de Itajaí nas próximas horas e dificulte as operações das estações de tratamento São Roque e Arapongas. O índice considerado normal para o sistema é de 100 NTUs.
O consumo registrado em Itajaí e Navegantes é considerado alto, neste domingo. Por volta das 15h, o conjunto de três reservatórios do São Roque alcançam apenas 12% da capacidade. No reservatório de Arapongas, parte da água tratada é mantida como reserva de emergência para abastecer caminhões-pipa. Estes caminhões poderão ser acionados para atender abrigos ou outros locais demandados pela Defesa Civil.
A recomendação das equipes técnicas é para que a população economize água e faça reserva para uma situação emergencial, evitando ações que podem ser adiadas.
O Semasa atende 24h pelo 3344 9000 (fixo e WhatsApp), 0800 645 0195 ou 115.
Abrigo temporário de animais está com 70% da capacidade
A estrutura, montada pelo Município de Itajaí no Parcão da avenida Beira-Rio para abrigar temporariamente animais no período chuvoso, está com 70% de ocupação. No local, é possível alocar até 40 animais e, entre cães e gatos, 28 pets já estão sob cuidados do Instituto Itajaí Sustentável (INIS).
Os profissionais orientam que somente animais dóceis sejam levados ao local, visto que não há espaço suficiente para separar os cães. “Estamos trabalhando para acolher todos da melhor maneira possível, por isso pedimos que somente quem realmente não tiver outra opção deve trazer o animal para o Parcão”, ressalta Andréia Paula Resch, diretora de Defesa e Proteção dos Animais.
Neste período de chuvas e risco de inundações, o INIS disponibiliza assistência veterinária e apoio com alimentação para os animais que necessitarem. As solicitações devem ser feitas através do Plantão da Defesa Animal, por meio do WhatsApp (47) 98857-2144. Somente mensagens de texto devem ser enviadas, a equipe não atende ligações.
Doações para os animais que estão no abrigo
O INIS também solicita o apoio da população para realizar doações de tapetes higiênicos, toalhas de banho, jornais, mantas e cobertores para aquecer os cães e gatos que estão no abrigo. As doações devem ser levadas no Parcão, que fica localizado na praça da avenida Beira-Rio.
Itajaí abre Centreventos para recebimento de doações
O município de Itajaí está arrecadando donativos, com destaque para os seguintes itens: materiais de limpeza, itens de higiene, alimentos não perecíveis e colchões de solteiro. A ação acontecerá no Sistema de Comando de Operações da Defesa Civil, localizada no Centreventos, das 7h às 19h.
O vice-prefeito Marcelo Sodré ressaltou que as notícias são favoráveis e a dragagem do rio tem correspondido para o escoamento das águas. Porém, o município segue preparado para garantir a segurança da população. “Estamos abrindo para o recebimento de donativos. Convidamos a população, o empresariado, a doarem. Temos hoje mais de 200 pessoas abrigadas em três abrigos e se não utilizarmos tudo que for doado, seremos solidários e destinaremos a outras cidades atingidas”, comentou.
Acompanhe informações pelos canais oficiais da Defesa Civil. Em caso de emergência ligue 199 ou 190.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO