SC cria Sistema Único de Denúncias; saiba como funcionará
Polícia Civil também terá implantação do Inquérito Policial Digital
• Atualizado
A Polícia Civil de Santa Catarina realizou nesta quinta-feira (27) na Acadepol, em Florianópolis, a solenidade em comemoração aos 211 anos da instituição, com anúncio de novidades para o futuro da corporação. Além de um planejamento estratégico para os próximos 12 anos, o delegado geral Ulisses Gabriel anunciou duas novidades: o Sistema Único de Denúncias e o Inquérito Policial Digital.
O novo Sistema Único de Denúncias irá funcionar assim: qualquer denúncia que chegar até a PCSC será gravada e transformada em um documento virtual, por meio de Inteligência Artificial. A partir daí, já será enviada para a respectiva delegacia de forma instantânea.
“Hoje nós temos vários canais de denúncias, temos o site da Polícia Civil, o 181, e o WhatsApp. A partir do Sistema Único de Denúncias todas as denúncias serão centralizadas para um único local e, de lá, distribuídas, dando agilidade ao trabalho da PCSC”, assinalou Ulisses.
Inquérito Policial Digital
A Polícia Civil também está em fase de implantação do Inquérito Policial Digital. “A partir do momento em que a investigação começa, ela será totalmente digitalizada e conectada com o sistema de poder judiciário, evitando retrabalhos”, finalizou.
No fim da cerimônia foi cantado o parabéns para a Polícia Civil com direito a bolo cortado pelo governador Jorginho Mello e pelo delegado-geral Ulisses Gabriel.
Aniversário da Polícia Civil
O governador Jorginho Mello destacou o trabalho que a instituição vem realizando. “A Polícia Civil é bem conceituada em Santa Catarina. São homens e mulheres comprometidos com a segurança da sociedade. A nossa polícia é bem organizada, qualificada e é por isso que nós estamos aqui para comemorar os 211 anos de sucesso.”, ressaltou o governador.
A vice-governadora, delegada aposentada da Polícia Civil, Marilisa Boehm, manifestou o orgulho em fazer parte da história da Polícia Civil. “Eu participei 27 anos da Polícia Civil e vi a modernização e a evolução da polícia durante todo esse tempo. Fico feliz em poder comemorar essa data que marca muito trabalho, muitas batalhas e também muitas vitórias”, disse a vice-governadora.
Homenagens
Durante a solenidade, a vice-governadora Marilisa Boehm recebeu uma homenagem do delegado-geral, Ulisses Gabriel e do secretário de Segurança Pública, Paulo Cézar Ramos de Oliveira. “Eu sou da Polícia Civil”, ressaltou Marilisa.
Ex-delegados-gerais também foram prestigiados. Um deles foi seu Antônio Abelardo Bado, de 84 anos. “Lembro com saudades daquela época. Eu assumi o cargo de delegado em 1979 e, de lá pra cá, foram muitos os avanços. Eu agradeço a homenagem e estou muito orgulhoso”.
Para o delegado-geral, Ulisses Gabriel, eles abriram o caminho que a Polícia Civil está trilhando hoje. “Nesses 211 anos a polícia evoluiu muito. Nós trocamos a máquina de escrever pelo computador, passamos a ter software para fazermos o boletim de ocorrência e a ouvir as pessoas em depoimentos virtualizados”.
Também foi apresentado o planejamento estratégico da PCSC para os próximos 12 anos. “Um grande desejo do governador Jorginho Mello é a construção de um projeto de Estado para Santa Catarina. Para termos projetos de Estado precisamos ter planejamento ao longo de vários anos, e esse planejamento estratégico leva em conta a governança na Polícia Civil, a relação da Polícia Civil com a comunidade, a situação envolvendo o efetivo e a qualificação do efetivo”, disse Ulisses.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO