Segurança Compartilhar
INSEGURANÇA

Santa Catarina tem 48 casos de feminicídio registrados em 2025

Levantamento reúne registros de janeiro a novembro de 2025

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: Freepik/Reprodução
Foto: Freepik/Reprodução

Santa Catarina registrou 48 casos de feminicídio entre janeiro e novembro de 2025, segundo o Observatório da Violência Contra a Mulher, com base em dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública de SC (SSP/SC).

A maior parte dos crimes ocorreram em contextos de relacionamentos afetivos entre a vítima e o autor. Os números também mostram que as ameçadas persistem mesmo depois do fim do relacionamento.

Além disso, os registros se concentram nas regiões Sul, Grande Florianópolis, Oeste e Vale do Itajaí. Criciúma lidera o número de casos, com seis registros, seguida por Florianópolis, com quatro. Confira o mapa:

Feminicídios cidades SC
Foto: Observatório da Violência Contra a Mulher/Reprodução

Sem os dados consolidados de dezembro, o ano de 2025 se aproxima do total registrado em 2024, com três a menos que os 51 casos registrados em todo o ano passado, conforme dados da SSP/SC.

Caso recente integra os registros de feminicídio em Santa Catarina

No dia 21 de novembro, a estudante Catarina Kasten, de 31 anos, foi encontrada morta com sinais de violência na região da Praia do Matadeiro, localizada em Florianópolis.

Imagens de câmeras de segurança registraram um homem de 20 anos, apontado como suposto pelo crime, na região no horário em que Catarina esteve no local. De acordo com a Polícia Civil, o homem teria estrangulado a vítima e cometido violência sexual, antes de abandonar o corpo na trilha.

O crime está entre os mais recentes e reforça os dados que apontam a persistência da violência contra mulheres no estado.

Penas

No Brasil, o crime de feminicídio tem pena de reclusão de 20 a 40 anos. A pena do feminicídio é aumentada de um terço até a metade se o crime for praticado durante a gestação, na presença de filhos ou em descumprimento das medidas protetivas de urgência, entre outros agravantes.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.