Segurança Compartilhar
Urgente

Saiba quem são os tripulantes de SC que estavam no avião desaparecido na Argentina

Uma aeronave monomotor, que levava três catarinenses, desapareceu na Argentina, na tarde da quarta-feira

• Atualizado

Redação

Por Redação

O médico Gian Carlos Nercolini também é piloto | Foto: reprodução/AeroClube de Santa Catarina
O médico Gian Carlos Nercolini também é piloto | Foto: reprodução/AeroClube de Santa Catarina

Uma aeronave monomotor que levava três brasileiros desapareceu na Argentina, na tarde da quarta-feira (6). O avião pertence a Antônio Carlos Castro Ramos, conhecido como Toninho Ramos, dono da construtora Accr Construções, localizada em Florianópolis. O empresário estava acompanhado de dois amigos: o advogado gaúcho Mário Pinho, e o médico Gian Carlo Nercolini. Os três são pilotos de aeronave e moram em Santa Catarina.

Advogado Mário Pinho. Foto: Instagram | Reprodução

O irmão e o filho de Toninho Ramos foram até a Argentina para saber mais informações.

As buscas iniciaram ainda ontem e contaram com o auxílio da Prefeitura Naval Argentina, Guardas Costeiras, aeronaves da Força Aérea Argentina e da Defesa Civil de Chubut.

Em nota, o Ministério dos Transportes da Argentina, comunicou que o sistema baliza ELT não foi acionado. A baliza ELT é um equipamento de emergência capaz de transmitir sinais, que pode ser ativado automaticamente por impacto ou manualmente por sobreviventes. A nota ainda reforçou que as equipes seguem em busca da aeronave enquanto as condições climáticas permitirem.

Em entrevista a um jornal local, o presidente do aeroclube El Calafate, Freddy Vergnole, relatou que passou o final de semana com o grupo e chegou a passar instruções aos aviões. Ele instruiu o grupo a descer em Puerto Deseado por causa das condições climáticas e contou que “estava juntando um pouco de gelo nas asas e nenhum avião pequeno está preparado para juntar gelo, que pesa e impede o voo”.

Segundo o jornal local Clarín, o grupo havia participado do festival “Commodore Vuela”, promovido pelo AeroClub Lago Argentino e realizado nos dia 1, 2 e 3 de abril. O grupo estava aproveitando mais alguns dias de viagem em El Calafate.

*Notícia em atualização

Confira a nota do Ministério dos Transportes da Argentina

A Empresa Argentina de Navegação Aérea SE, pertencente ao Ministério Nacional dos Transportes, informa que na quarta-feira, 6 de abril, ativou seu Serviço de Busca e Salvamento (SAR) após a perda de contato com a aeronave RV-10 da Van, matrícula brasileira PP- ZRT, que estava voando com três pessoas a bordo do aeroporto de El Calafate para Trelew.

A aeronave em voo teve o último contato registrado com o Centro de Controle da Área Comodoro Rivadavia (ACC).

Após várias tentativas de comunicação, o Comodoro Rivadavia ACC comunicou o alerta ao Serviço de Busca e Salvamento (SAR), ativando nesse ato o respectivo protocolo de busca da aeronave pela EANA.

O SAR se comunicou com o Centro de Controle da Missão Argentina (ARMCC) que relatou a não ativação da baliza ELT da referida aeronave.

Desta forma, à tarde, em condições meteorológicas desfavoráveis, iniciou-se a mobilização de forças pela Prefeitura Naval Argentina com o destacamento marítimo das Guardas Costeiras 150 e 151; e a implantação aérea do aeroporto Comodoro Rivadavia da aeronave BE-350, matrícula PA-22. Da mesma forma, a Força Aérea Argentina mobilizou o SAAB SF-340. A Defesa Civil de Chubut também participou da busca com apoio por terra. À noite, o Hercules FAG-241 também da Força Aérea decolou do aeroporto de El Palomar com destino à área.

As operações aéreas, terrestres e marítimas coordenadas pelo SAR continuarão ininterruptamente em busca da aeronave enquanto as condições climáticas permitirem.

A página do Aeroclub Lago Argentino publicou na manhã da quarta-feira (06) a viagem dos brasileiros

O grupo de amigos é do aeroclube de Santa Catarina | Foto: Dilnei Pacheco

Leia também: Urgente: avião de empresário de SC desaparece na Argentina

>> Siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.