Saiba quem é ‘Esquerdogata’, militante que foi presa após atos racistas
Aline desacatou policiais militares e resistiu à prisão após a abordagem
• Atualizado
Conhecida como ‘Esquerdogata’, Aline Bardy Dutra é comunicadora, professora e militante política, e foi presa em Ribeirão Preto, São Paulo, na madrugada de sábado (25) após cometer injúria racial contra um agente público. As informações são do Metrópoles.
A prisão
Com mais de 800 mil seguidores nas redes sociais, Aline desacatou policiais militares e resistiu à prisão após a abordagem, caso que não foi isolado, pois a ‘Esquerdogata’ já possui outro processo por desacato e desobediência contra PMs.
Aline teria se aproximado de PMs do 51º Batalhão do Interior e ao ver que eles haviam chegado de uma fiscalização teria dito: “um preto querendo f*der outro preto”. Incomodados, os policiais começaram a gravar a cena. Assista o momento:
🧐🤔 Saiba quem é 'Esquerdogata', militante que foi presa após atos racistas
— SCC10 (@scc10oficial) October 27, 2025
📹 Redes sociais | Reprodução pic.twitter.com/jSTcurWiX6
Questionada sobre os atos racistas, a influenciadora negou ter cometido injúria, mas questionado como o policial abordava uma pessoa na mesma “condição de classe” que o militar, o qual passou a ser ofendido com frases preconceituosas sobre cultura e salário.
A defesa de Aline afirmou que ela não cometeu injúria racial e que a cliente “está abalada”, após passar a noite presa. Ela foi solta, ainda no sábado, em audiência de custódia, e terá de cumprir medidas cautelares, como não sair à noite ou frequentar determinados lugares.
Quem é ‘Esquerdogata’ presa em São Paulo?
Em seu Instagram, ela publica vídeos e textos sobre diversos tópicos, como o tráfico de drogas ser uma questão de saúde pública, análises sobre o mercado financeir e o “rombo nas contas públicas”.
A Esquerdogata também possui uma loja de produtos como roupas e copos que, de acordo com ela, nasceu do desejo de fortalecer a luta coletiva, levando adiante a mensagem da esquerda de forma criativa, acessível e autêntica.
Nas redes sociais ela soma mais de 800 mil seguidores.
*Com informações do Metrópoles.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO