Rompimento no Monte Cristo: Casan confirma que fazia reparos no reservatório no último mês
Moradores relataram ao SCC10 que o reservatório já passava por problemas antes do rompimento
• Atualizado
A Casan confirmou em entrevista ao SCC10 que, no último mês, fazia reparos no reservatório que rompeu no bairro Monte Cristo, em Florianópolis, nesta madrugada de quarta-feira (6). Segundo o diretor de operação e expansão da Companhia, Pedro Joel Horstmann, “no último mês havia pequenos furos e foi feita a vedação”. Porém, segundo ele, “a parte estrutural do reservatório não tinha nenhum indício de rompimento”.
O questionamento surgiu após o morador Antônio Biesk informar sobre problemas e manutenções à equipe. Ele afirma que passa todos os dias em frente ao local do acidente e viu que havia equipes trabalhando no reservatório rompido.
“Estava trincado e eles pegavam a lixadeira, passavam uma massa, lixavam e pintavam a caixa d’água. De certo colocavam massa para reforçar. Faz ao menos um mês que estavam fazendo isso lá, isso se ainda não estavam fazendo até então”, afirma o morador.
Leia Mais
Outros moradores que também foram vítimas do acidente relatam que já havia problemas no reservatório, veja nos vídeos:
“Semana passada a gente relatou para a Casan e a Defesa Civil esteve no local, porque ouvimos estralos na caixa d’água. Desde 2017, na construção da caixa, a gente ouvia direto.”
A Casan fará um laudo de uma empresa privada ou da Polícia Científica para verificar o que ocorreu, se houve falha de construção ou de material.
Garantia de 5 anos
Pedro Joel Horstmann ainda afirma ao SCC10 que o reservatório foi inaugurado há um ano e meio e, segundo o laudo da empresa que o executou, a estrutura estava estável. Segundo ele a empresa será responsabilizada, uma vez que passou por processo licitatório para fazer a obra e deu cinco anos de garantia. O nome da empresa não foi divulgado.
Em coletiva, Horstmann também afirma que a parede lateral da estrutura que ficou no reservatório deve ser demolida, mas precisa de uma avaliação técnica da perícia para avaliar a conduta. No reservatório, também há uma estrutura que está intacta.
Levantamentos para indenização dos moradores do Monte Cristo
O diretor de operação e expansão da Casan explica que as equipes vão começar a descer pelo morro para fazer as vistorias nas casas, com levantamento dos prejuízos de bens materiais. 15 equipes foram disponibilizadas para mapear a situação com previsão para terminar nesta quarta-feira (6) ou quinta-feira (7).
O prefeito em exercício, João Cobalchini, informou em coletiva de imprensa na manhã desta quarta-feira (6), que o prefeito Topázio Neto solicitou que “ainda hoje seja feita uma vistoria em todas as estruturas e obras da Casan na cidade para evitar nova tragédia”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO