Rinha de galos é descoberta pela PM em SC e público do evento foge
Durante a operação, os policiais encontraram seis galos com sinais claros de maus-tratos
• Atualizado
A Polícia Militar (PM) descobriu, através de uma denúncia anônima, uma rinha de galos que iria acontecer na noite de sábado (7), no município de Saltinho. A ação ocorreu por volta das 19h, quando os policiais flagraram a movimentação próxima a uma “arena” montada para o ato.
Leia Mais
De acordo com a PM, ao perceberem a chegada dos policiais, várias pessoas fugiram para uma mata próxima, mas o proprietário do local foi abordado e confessou a prática ilegal. Durante a operação, os policiais encontraram seis galos com sinais claros de maus-tratos.
Além da violência contra os animais, uma arena e diversos materiais utilizados nas rinhas também foram localizados nas buscas. Os indícios confirmam a atividade criminosa no estabelecimento.
O responsável foi identificado e recebeu um termo circunstanciado. Ele deverá comparecer a uma audiência previamente agendada para responder pelas acusações de maus-tratos e promoção de rinha de animais.
Maus-tratos aos animais é crime
A pena por maus-tratos a animais no Brasil está prevista no Artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), que foi alterada pela Lei nº 14.064/2020, aumentando as penalidades em casos que envolvam animais domésticos, silvestres, nativos ou exóticos.
Atualmente, a pena é:
- Reclusão de 2 a 5 anos,
- Multa, e
- Proibição de guarda de animais, quando aplicável.
Se os maus-tratos resultarem na morte do animal, a pena pode ser agravada. Além disso, a prática de rinhas, como no caso citado, pode incluir outras sanções relacionadas a crimes contra a fauna e a participação em atividades ilegais.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO