Recém-nascido é salvo por bombeiros ao engasgar com leite materno em SC
Segundo a guarnição, o recém-nascido estava com obstrução total das vias aéreas
• Atualizado
O recém-nascido de apenas dois dias foi salvo pelo Corpo de Bombeiros Voluntários de Ilhota após engasgar com leite materno, na noite de segunda-feira (13). A ocorrência foi registrada por volta das 21h38, na avenida Abraão João Francisco, no bairro Nossa Senhora das Graças, em Itajaí.
Leia Mais
Imploravam por socorro
Os bombeiros retornavam ao quartel após atender a um paciente quando foram abordados por guardas de trânsito, policiais militares e moradores que buscavam socorro para o bebê.
Segundo a guarnição, o recém-nascido estava com obstrução total das vias aéreas. Ao confirmarem a situação, iniciaram imediatamente a manobra de desobstrução, conseguindo reverter o engasgo com sucesso.
Após o procedimento inicial, o bebê foi estabilizado e encaminhado ao Hospital Pequeno Anjo para avaliação médica.
Participaram da operação seis bombeiros voluntários, além do apoio da Polícia Militar (PM) de Itajaí.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
*Com supervisão de Tamiris Flores
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO