Segurança Compartilhar
Operação

Receita Federal e PF fazem operação para combater o contrabando de celulares e acessórios em SC

Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: PF/Divulgação
Foto: PF/Divulgação

A Receita Federal, em conjunto com a Polícia Federal, deflagrou, nesta quarta-feira (21), uma operação para desarticular esquema criminoso de contrabando de telefones celulares e acessórios comercializados ilegalmente no município de Joinville e região.

Na ação desta quarta (21), foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, que foram expedidos pela Justiça Federal. Os aparelhos celulares e acessórios contrabandeados eram anunciados na Internet, por meio de redes sociais, e os compradores agendavam dia e horário para irem à loja.

Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa, cujas penas máximas somadas podem chegar a oito anos de reclusão.

O trabalho conjunto entre Polícia Federal e Receita Federal no combate ao contrabando visa evitar a entrada de produtos proibidos ou sem certificação dos órgãos competentes, que podem potencialmente trazer danos ao consumidor. Além disso, o comércio de produtos sem o recolhimento dos tributos prejudica a indústria nacional e os comerciantes que operam legalmente.

A ANATEL, por meio da Resolução nº 715, de 23 de outubro de 2019, estabelece que produtos para telecomunicações, importados e comercializados no mercado nacional, tais como aparelhos celulares e seus acessórios, devem passar por avaliação da conformidade e homologação prévias.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×