Política Compartilhar
NA CADEIA!

Quem é Gilson Machado, preso pela Polícia Federal nesta sexta

Gilson acompanhou o ex-presidente Jair Bolsonaro em visita à Natal, nesta quinta-feira (12)

• Atualizado

Redação

Por Redação

Quem é Gilson Machado, preso pela Polícia Federal nesta sexta | Foto: Uol/Reprodução
Quem é Gilson Machado, preso pela Polícia Federal nesta sexta | Foto: Uol/Reprodução

Gilson Machado, do Partido Liberal (PL), é ex-ministro do Turismo do governo de Jair Bolsonaro (PL). Ele foi preso na manhã desta sexta-feira (13), pela Polícia Federal (PF), em Recife, capital de Pernambuco. Machado é investigado por supostamente tentar ajudar Mauro Cid a obter um passaporte português com o objetivo de deixar o Brasil.

Segundo o Metrópoles, nesta quinta-feira (12), Gilson acompanhou Bolsonaro em visita à Natal, no Rio Grande do Norte.

Quem é Gilson Machado?

Gilson Machado, presidiu a Embratur em dois mandatos (2019 a 2020 | 2022 a 2023). Filiado ao Partido Liberal (PL), disputou o Senado por Pernambuco em 2022, obtendo cerca de 29,6% dos votos, mas não se elegeu. Ele também concorreu à prefeitura do Recife em 2024, ficando em 2º lugar, com 129.318 votos (13,9%).

Na campanha para prefeito, Machado teve a propaganda eleitoral suspensa por divulgar fake news sobre creches municipais do Recife. Ele precisou pagar R$ 5 mil em multas.

Quando jovem, Gilson teve uma banda de forró eletrônico, a Forró da Brucelose, onde atuou como vocalista e compositor. Ao assumir cargos públicos, tornou-se conhecido como ‘ministro sanfoneiro’, por aparecer várias vezes com o instrumento em eventos públicos, como em 2020 onde tocou ‘Ave Maria’ em uma live promovida por Bolsonaro em homenagem às vítimas da Covid-19.

Alvo de investigação

O ex-ministro é alvo de uma investigcação, com pedido da Procuradoria‑Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF), por suspeita de tentar obstruir investigação relacionada à tentativa de golpe de Estado de 2022.

De acordo com a PF, em 12 de maio, Machado teria atuado junto ao consulado de Portugal no Recife para tentar obter um passaporte português em nome do tenente‑coronel Mauro Cid, ex‑ajudante de ordens de Bolsonaro, de modo a facilitar sua saída do país e escapar da Justiça.

Defesa

Em nota, Gilson Machado negou “veementemente ter ido a qualquer consulado, inclusive o português no Recife”. A declaração foi divulgada nesta semana, após a notícia de que ele teria atuado na obtenção do passaporte.

“Reitero nessa oportunidade, que apenas mantive contato telefônico em maio último, com o Consulado português, tão somente solicitando uma agenda para meu pai renovar o passaporte, o qual foi feito após dita solicitação”, completou.

*Com informações de Metrópoles.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.