Professora é afastada após denúncia de injúria racial em universidade em SC; entenda
O caso ocorreu na Univille, na quarta-feira (18)
• Atualizado
Na segunda-feira (23), uma professora foi afastada de uma universidade em Joinville, no Norte catarinense, após uma denúncia de injúria racial contra um estudante. O caso ocorreu na Univille, na última quarta-feira (18).
O jovem tirava fotos em uma janela dos fundos de uma sala de aula onde a professora lecionava, quando ouviu a docente chamá-lo de “ladrão”.
De acordo com informações do Movimento Negro Maria Laura, o jovem questionou a professora sobre a fala, mas ela insistiu e repetiu a palavra “ladrão”.
Em seguida, o estudante de moda buscou a assistente social da universidade, que o auxiliou no registro do boletim de ocorrência. Após o ocorrido, a Univille confirmou, em uma nota publicada nas redes sociais, que a professora foi afastada.
O Reitor da universidade, Alexandre Cidral, recebeu o jovem que denunciou ter sofrido um injúria racial. Durante a conversa, Cidral fez o pedido institucional de desculpas ao jovem, afirmou que a Univille não compactua com nenhum ato de ofensa à dignidade humana e anunciou medidas.
Leia a nota na íntegra:
“A professora envolvida foi afastada nesta manhã. A medida foi possível após a primeira etapa do procedimento administrativo regimental, aberto menos de 24 horas depois da universidade ter recebido a denúncia formal.
Desde o início, nosso estudante está sendo assistido por psicólogo e assistente social da nossa Central de Relacionamento com Estudantes, e pelo Pró-Reitor de Ensino, Prof. Dr. Eduardo da Silva, responsável pela Graduação.
Comunicamos ainda que estamos tomando novas medidas de enfrentamento ao racismo na Univille:
– A efetivação de um programa de letramento racial para docentes e pessoal administrativo;
– A nomeação de um grupo de trabalho institucional para elaborar e implementar um Programa de Ações Afirmativas e para Equidade com a participação da comunidade interna e externa; e
– A revisão dos protocolos de resposta em casos de violência.
Desculpando-nos também com a comunidade acadêmica e a comunidade de Joinville e região, a Reitoria da Univille reafirma: é nosso compromisso enfrentar o racismo e construir uma universidade ainda melhor para todas as pessoas.”
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO