Alerta para golpes na Black Friday em Joinville
Gerente do Procon recomenda pesquisa dos preços na temporada de descontos
• Atualizado
Com a proximidade da Black Friday, que ocorre na sexta-feira (24), o Procon de Joinville, Norte catarinense, alerta para os golpes de vendas falsas que podem ser aplicados nesta época do ano.
Criminosos aproveitam esse momento de euforia de muitos consumidores para criar páginas falsas que simulam e-commerce (comércio eletrônico). Outras táticas são promoções inexistentes enviadas por e-mails, SMS, mensagens de WhatsApp e a elaboração de perfis falsos de lojas em redes sociais.
Os golpistas também clonam sites de varejistas conhecidos para induzir os consumidores ao erro, colocando uma letra a mais no endereço do site, ou trocando, por exemplo, a letra “o” pelo número zero “0”.
“A recomendação é que o consumidor faça uma pesquisa de preços do produto que deseja comprar. E quando escolher a loja, o ideal é digitar diretamente o endereço do site na barra do navegador. Não clique em links enviados por e-mails, SMS ou aplicativos de mensagens”, alerta a gerente do Procon, Cristiane Berger.
As redes sociais também são um campo fértil para os golpistas. Geralmente, são perfis recém-criados, com ofertas extremamente vantajosas e com 100% de depoimentos positivos de compradores recomendando o produto.
Alerta PIX
Para pagamento via PIX, é importante que o pagamento seja feito dentro do ambiente da loja virtual. Quando o vendedor fornecer o código QR Code, é necessário conferir atentamente todos os dados do pagamento e se a loja escolhida é realmente quem irá receber o dinheiro. Isso também vale para pagamentos com boletos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO