Primeiro avião com brasileiros voltando de Israel chega em Brasília
Ao todo, 211 brasileiros foram resgatados em Tel Aviv, na costa de Israel
• Atualizado
O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que traz de volta ao país o primeiro grupo de brasileiros que estavam em Israel pousou em Brasília por volta das 4h desta quarta-feira (11). Ao todo, 211 brasileiros foram resgatados em Tel Aviv, na costa de Israel, quatro dias após o país declarar guerra contra o grupo palestino Hamas.
Dos passageiros, metade será recebida por familiares no desembarque doméstico do aeroporto da capital federal, onde será servido um café da manhã. Já os viajantes com destino ao Rio de Janeiro (RJ) serão transportados em duas aeronaves da FAB, um KC-390 Millennium e um C-99, até o posto CAN da Base Aérea do Galeão.
A operação faz parte dos esforços do governo federal para resgatar os brasileiros que estão em Israel em meio à guerra. Segundo o Itamaraty, mais de 2 mil pessoas já procuraram as autoridades para retornar ao Brasil. Pelas redes sociais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que está trabalhando para trazer de volta todos os solicitantes.
Inicialmente, a FAB está priorizando famílias com crianças, idosos, pessoas com deficiência e enfermos. Além do avião que chegou hoje, três estão em trânsito para chegar em Israel, enquanto outros cinco estão previstos até o próximo domingo (15). O governo monitora ainda se os brasileiros com passagem comprada estão conseguindo embarcar nos voos comerciais para deixar Israel.
Leia Mais
“O Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza”, disse o Itamaraty.
A guerra entre Israel e Hamas vem se intensificando rapidamente. Desde sábado (7), o exército israelense lançou um número sem precedentes de ataques à Faixa de Gaza, onde o grupo palestino é dominante. Os bombardeios, no entanto, acertaram diversas áreas residenciais, deixando mortos e feridos. De ambos os lados da fronteira, os óbitos já passam de 2 mil.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO