Segurança Compartilhar
CRIME CIBERNÉTICO

Polícia prende hacker que teria ameaçado Felca

O homem foi preso na 3ª fase da Operação Medici Umbra, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul

• Atualizado

Redação

Por Redação

Polícia prende hacker que teria vendido dados usados contra Felca | Foto: Agência SBT
Polícia prende hacker que teria vendido dados usados contra Felca | Foto: Agência SBT

A Polícia prendeu na manhã desta terça-feira (16) um hacker acusado de fornecer dados utilizados em ameaças contra o influenciador digital Felipe Bressanin Pereira, conhecido na internet como “Felca”.

O homem foi preso na 3ª fase da Operação Medici Umbra, deflagrada pela Polícia Civil do Rio Grande do Sul por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Patrimoniais Eletrônicos (DRCPE/Dercc). Segundo a Polícia, a operação tem o intuito de desarticular um grupo criminoso que atua em todo Brasil. A quadrilha, conforme as investigações, é especializada em invasão de sistemas informáticos, estelionato eletrônico e falsificação de documentos.

A 3ª fase da Operação cumpriu três mandados de prisão preventiva e outros três de busca e apreensão em Pernambuco, Rio Grande do Norte e São Paulo. De acordo com a Polícia, duas foram presas. O hacker preso em Pernambuco é o principal alvo da investigação, sendo consideração pela polícia como “a fonte”. O suspeito é investigado também por invadir sistemas do governo, roubar e revender dados. O homem afirmou em conversas que teve acesso a mais de 200 milhões de dados de chaves pix.

A polícia afirma que “A fonte” vendia o acesso a essas informações para intermediários, que eram donos de painéis de consultas ilícitas desses dados, obtidos mediante invasões. O suspeito também foi indiciado por ameaçar o influencer Ferca.

Na ponta da cadeia, os executores utilizavam os dados obtidos para aplicar fraudes variadas ou crimes diversos contra vítimas selecionadas. A operação também procura um homem, de 26 anos, residente em São Paulo que está foragido. A polícia aponta que ele atuava como membro central da célula de execução da fraude contra médicos gaúchos (Operação Medici Umbra 1), deflagrada em junho, segue sendo procurado pelas autoridades.

*Com informações do SBT News

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.