Operação investiga emissões falsas de identidade de policiais federais em SC
O foco da operação é em crimes que fizeram uso de identidades falsas para identificação como policial federal
• Atualizado
A Polícia Federal deflagrou nesta sexta-feira (12) a Operação Inverídica, que investiga crimes praticados na internet. O foco da operação é em crimes que fizeram uso de identidades falsas para identificação como policial federal, uso de símbolos da instituição e também falsificação de certificado de conclusão de curso pela ANP (Academia Nacional de Polícia) que foram comandados em Itapoá (SC) e Curitiba (PR).
A investigação mostrou que perfis de redes sociais usavam as informações falsas retiradas do site ANP Cidadã, que ficam disponíveis ao público em geral. Os perfis eram comandados por pessoas que moram nas duas cidades do Paraná e de Santa Catarina.
Diante disso, a Polícia Federal cumpre dois mandados de busca e apreensão em Itapoá e Curitiba para identificar a autoria dos crimes de falsificação de selo ou sinal público, falsificação de documento público e falsa identidade.
Leia Mais
Entenda a Operação Inverídica contra crimes na internet
O nome da operação retrata o fato de que as falsidades realizadas serviam também para que a pessoa que praticou os delitos pudesse se passar falsamente como policial federal. A Polícia Federal afirma que o combate aos crimes cibernéticos é uma prioridade da instituição.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO