Polícia Federal combate fraudes contra Previdência Social em Itajaí
Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais da cidade
• Atualizado
Na terça-feira (14), a Polícia Federal deflagrou uma operação contra uma organização criminosa que atua em Santa Catarina. A ação busca apurar fraudes relacionadas à Previdência Social, principalmente em relação a crimes de lavagem de dinheiro.
A PF também busca a recuperação de valores desviados pela organização por meio da apreensão de bens. Foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão em endereços residenciais e comerciais na cidade de Itajaí.
A ação é mais uma etapa da investigação iniciada em 2021 para combater fraudes contra a Previdência Social por meio de implantação de benefícios previdenciários irregulares em nome de terceiros, arregimentados por criminosos mediante a promessa de divisão dos valores apropriados ilicitamente.
Os indícios apurados até o momento indicam que a organização movimentava grandes quantias em espécie e se utilizava de terceiros cooptados para ocultar o patrimônio amealhado, em transações típicas de lavagem de dinheiro.
Pela prática dos crimes de lavagem de dinheiro e de formação de organização criminosa, os investigados poderão ser condenados a até 18 anos de prisão.
O que é a Polícia Federal?
A Polícia Federal do Brasil (PF), ou Departamento de Polícia Federal (DPF), é uma instituição policial brasileira, subordinada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, que, de acordo com a Constituição de 1988, exerce com exclusividade as funções de polícia judiciária da União. Atua também na segurança pública para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas, bem como dos bens e interesses da União, exercendo atividades de polícia marítima, aeroportuária e de fronteiras, repressão ao tráfico de entorpecentes, contrabando e descaminho. A sede fica situada em Brasília, no Distrito Federal, havendo unidades descentralizadas (superintendências regionais) em todas as capitais dos estados da federação, bem como delegacias e postos avançados em diversas cidades do país.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO