Polícia Civil conclui inquérito de ‘sextorsão’ e indicia sete pessoas em SC
Esquema envolvia contas bancárias de “laranjas” no Rio Grande do Sul e resultou em sete indiciados por extorsão e lavagem de dinheiro
• Atualizado

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Repressão a Roubos (DRR/DIC) de Criciúma, concluiu a investigação de um golpe de “sextorsão” que causou grande prejuízo financeiro a uma vítima. O crime ocorreu após a troca de fotos íntimas com uma suposta menor de idade. A partir disso, os criminosos passaram a se passar por agentes públicos e exigiram pagamentos em dinheiro para encerrar um falso inquérito policial.
Leia Mais
As diligências da Polícia Civil revelaram um esquema criminoso estruturado. O dinheiro da extorsão foi depositado em contas de quatro mulheres que atuaram como “laranjas”, repassando os valores para outros envolvidos. Ao todo, cinco mulheres com residências no Rio Grande do Sul foram identificadas, além de dois homens com histórico de passagem pelo sistema prisional do mesmo estado. Em muitos casos, a movimentação financeira apontou para práticas de “contas de passagem” e lavagem de dinheiro, com saques em espécie para dificultar o rastreamento.
A investigação também demonstrou que alguns dos destinatários finais dos valores estiveram presos na mesma penitenciária gaúcha, reforçando a tese de que a “sextorsão” é uma prática reiterada por organizações criminosas da região. Ao final do inquérito, sete pessoas foram indiciadas por extorsão qualificada, associação criminosa e lavagem de capitais.
A Polícia Civil de Santa Catarina também solicitou a prisão preventiva dos envolvidos, e o inquérito foi encaminhado ao Poder Judiciário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO