Segurança Compartilhar
HERÓIS

PMs evitam tragédia e salvam homem pendurado em prédio de nove andares em SC; veja vídeo

Policiais militares evitam tragédia ao resgatar homem pendurado no telhado de um prédio. Ação rápida e corajosa foi registrada em vídeo.

• Atualizado

Sofia Gonzalez

Por Sofia Gonzalez

Foto: PMSC/ Divulgação
Foto: PMSC/ Divulgação

A Polícia Militar evitou uma tragédia na noite de sexta-feira (25) em Itapema, no Litoral Norte de Santa Catarina. Um homem ficou pendurado no telhado de um prédio, o que mobilizou agentes da equipe.

Com o tempo chuvoso e o telhado escorregadio, a operação foi ainda mais arriscada. Durante vários minutos, os policiais tentaram verbalizar com o homem, utilizando técnicas de negociação sem concessões.

  • PMs evitam tragédia e salvam homem pendurado em prédio de nove andares em Itapema
  • PMs evitam tragédia e salvam homem pendurado em prédio de nove andares em Itapema

Em um momento de grande tensão e queda iminente, um dos oficiais, cabo Rigo, com apoio do cabo Blasius e do soldado Alisson, decidiu agir rapidamente. Eles se aproximaram de forma tática, sem serem percebidos. Quando o homem se lançou parcialmente para frente, Rigo conseguiu segurá-lo pelo moletom e pelo braço, evitando a queda.

A partir daí, Cabo Rigo passou a orientar os colegas envolvidos no salvamento, dizendo: segura na mão, segura na mão, não larga o braço dele. Para cima, para cima (vertical)”, enquanto puxava o homem para dentro, retirando-o do risco de queda.

Segundo os policiais envolvidos, Cabo Rigo estava a menos de 20 centímetros do parapeito, também correndo risco de vida, já que o local estava muito úmido e escorregadio por conta do tempo e da posição desfavorável em que estava para segurar o homem.

Após retirado do risco de queda, o homem foi imobilizado por meio do golpe conhecido como “mata leão”, aliado a palavras de calma como: “tá de boa, tá de boa, calmaria”. O homem ainda precisou ser algemado e amarrado, pois segundo os policiais se debatia muito.

Outros agentes vieram ajudar a retirar o homem do telhado, por conta do peso e por a superfície estar muito lisa, dificultando a retirada.

Durante o resgate, o próprio cabo Rigo escorregou e caiu no telhado, correndo risco de também se ferir, já que estava a menos de 20 centímetros da borda. Com muito esforço, os policiais conseguiram puxar o homem de volta para uma área segura. Ele foi imobilizado com técnicas de contenção, incluindo o uso do golpe conhecido como “mata-leão”, e posteriormente algemado, já que continuava se debatendo.

A ação rápida e coordenada dos policiais evitou uma tragédia e foi registrada em vídeo por testemunhas e pela própria PM. Posteriormente o homem agradeceu os policiais.

O caso será investigado e o homem deverá passar por avaliação psicológica.

Entre em contato com o Centro de Valorização da Vida (CVV)

O Centro de Valorização da Vida realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias.

Fale com o CVV, ligue 188

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.