Segurança Compartilhar
Fraude

PF faz operação contra organização por fraudar a Previdência Social

Mandados de busca e apreensão são cumpridos em 3 estados e no Distrito Federal

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Objetivo da operação é investigar um grupo criminoso destinado a fraudar a Previdência Social | Tomaz Silva/Agência Brasil
Objetivo da operação é investigar um grupo criminoso destinado a fraudar a Previdência Social | Tomaz Silva/Agência Brasil

Na manhã desta quinta-feira (18), a Polícia Federal deflagrou na Operação Trickster, com o objetivo de investigar um grupo criminoso destinado a fraudar a Previdência Social. São cumpridos 22 mandados de busca e apreensão na Bahia, em Alagoas, Goiás e no Distrito Federal. Um mandado de prisão preventiva foi expedido pela 10ª Vara Federal do DF a um dos investigados.

Segundo os investigadores, um médico perito federal, juntamente com o ex-sócio, concorreram para inserir indevidamente dezenas de dados e atestados médicos falsos nos sistemas informatizados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O objetivo dos dois foi obter benefícios previdenciários por incapacidade para si mesmos, familiares, sócios e outras pessoas próximas.

Um ex-estagiário da agência do INSS na região administrativa do DF de Taguatinga também é suspeito de participar do esquema criminoso. 

A maior parte dos benefícios suspeitos da Previdência Social foi de auxílio-doença, sendo constatado que a maioria das perícias para o médico investigado atendesse pessoas fora do horário da agenda. O pagamento dos benefícios suspeitos foram bloqueados pela Justiça. 

Cerca de R$ 1,14 milhões do médico foram bloqueados judicialmente para ressarcimento do prejuízo gerado aos cofres públicos. O profissional de saúde também foi suspenso de suas funções. 

Apuração

Os crimes investigados são de associação criminosa, falsidade documental, uso de documento falso, inserção de dados falsos em sistemas de informação, estelionato previdenciário, e  corrupção ativa e passiva.

>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.