Operação da PF desarticula esquema de cigarros eletrônicos no Norte de SC
Os pontos eram mantidos em lojas físicas e de forma virtual
• Atualizado
Nesta terça-feira (19), a Polícia Federal e a Receita Federal realizaram a operação “Dirty Steam” para desarticular um esquema criminoso de contrabando de cigarros eletrônicos em Joinville e região.
A ação resultou na prisão de três pessoas, na apreensão de cerca de R$ 500 mil em cigarros eletrônicos e no cumprimento de sete mandados de busca e apreensão, emitidos pela Justiça Federal. Por resolução da ANVISA, a importação, comercialização e propaganda de todos os tipos de dispositivos eletrônicos para fumar são proibidas no Brasil.
O esquema foi descoberto após um levantamento realizado pelo setor de inteligência da Receita Federal, que identificou a movimentação de cargas ilegais de cigarros eletrônicos na região de Joinville. As informações foram repassadas à Polícia Federal, que instaurou um inquérito policial.
De acordo com as investigações, os suspeitos atuavam em desacordo com as normas e tinham pontos de venda clandestinos de cigarros eletrônicos em lojas físicas na cidade, além de comercializá-los de maneira oculta pela internet, por meio de sites e perfis em redes sociais.
Os investigados responderão pelos crimes de contrabando e associação criminosa. As penas máximas somadas podem chegar a oito anos de prisão.
Com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO