Pesquisa revela que 3 a cada 4 pilotos caem no sono durante o voo
Um quarto dos entrevistados informou ter passado por até cinco ou mais episódio do tipo
• Atualizado
Um estudo realizado pela Associação Europeia de Pilotos, a European Cockpit Association (ECA), revelou dados preocupantes sobre a gestão dos riscos relacionados ao cansaço desses profissionais.
Segundo o relatório, três em cada quatro pilotos informou ter caído no sono pelo menos uma vez enquanto operavam uma aeronave.
Já um quarto dos entrevistados informou ter passado por até cinco ou mais episódio do tipo. A pesquisa foi feita com 6.900 profissionais da categoria em 31 países europeus entre 1º e 22 de julho, período considerado alta estação no hemisfério norte.
“Estes são sinais preocupantes e indicações claras de que os riscos de segurança relacionados com a fadiga não são bem geridos em muitas companhias aéreas europeias”, afirma o presidente da ECA, Otjan de Bruijn.
Um dos motivos para essa situação é a precarização da atividade, as oportunidades de descanso cada vez mais raras para evitar a fadiga cumulativa e extensão dos horários de trabalho” da categoria para além dos “parâmetros legais do que é seguro”
O relatório identifica ainda deficiências estruturais na forma como as companhias aéreas europeias gerem o risco de fadiga.
Um exemplo disso é que apenas 10,8% dos pilotos responderam que os relatórios de fadiga levaram a sua companhia aérea a fazer alterações operacionais para melhorar a segurança, apenas 13,2% selecionaram “a empresa comunica bem com a tripulação sobre os relatórios de fadiga” e apenas 12% afirmaram confiar no sistema de relatórios da sua companhia aérea.
Como observa Baines Simmons, consultoria de gestão de segurança da aviação responsável pela pesquisa:
“Sem um sistema de relatórios eficaz, é pouco provável que a companhia aérea tenha uma imagem precisa da fadiga na operação, limitando a sua capacidade de gerir o risco de fadiga através da implementação de mitigações eficazes”.
O estudo reforça o alerta feito pela Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA), no fim de junho, para o risco elevado de cansaço entre tripulantes durante o verão e pedido às companhias aéreas que evitassem estender os turnos de trabalho dos pilotos.
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