‘Passageiro Reborn’: motoristas usam bonecos para afastar criminosos; assista o vídeo
Apesar de trazer segurança, prática pode render multa se não for usada com cautela
• Atualizado
Após sofrer uma tentativa de assalto enquanto dirigia sozinha, a motorista Cristina Vianna encontrou uma solução inusitada para se sentir mais segura: colocou um boneco inflável no banco do carona, a fim de tentar afastar criminosos. Apelidado carinhosamente de “Wilson”, o passageiro fake acompanha a condutora em diversas viagens, especialmente à noite, em trechos escuros e desertos.
Leia Mais
A estratégia, segundo Cristina, ajuda a simular a presença de alguém no veículo e inibe possíveis criminosos. O boneco, com expressão séria e aparência discreta, foi criado pelo artista plástico Roberto “Juca” Amaral. A ideia surgiu após ouvir relatos de mulheres que se sentem vulneráveis ao dirigir sozinhas.
“Muitas são estudantes, comerciantes ou motoristas que precisam viajar para outras cidades. Já vendi para pais preocupados com as filhas e até para porteiros que ficam sozinhos em guaritas”, conta o artista.
Apesar do aspecto inofensivo, o “carona reborn” exige cuidados. O advogado especialista em trânsito Rosan Coimbra alerta que, se o boneco estiver sem cinto de segurança ou for confundido com uma pessoa, o motorista pode ser multado.
A infração é considerada grave, com multa e cinco pontos na carteira. Coimbra também ressalta que o uso do boneco não autoriza trafegar em faixas exclusivas de ônibus ou caronas: “Se um agente constatar que o ‘passageiro’ é falso, o motorista pode ser multado por uso indevido da faixa”.
Ainda que não existam dados concretos sobre a redução de crimes, motoristas relatam uma queda nas abordagens, especialmente quando o carro possui vidros escurecidos. Para Cristina, mais do que uma tática de segurança, o boneco virou companhia. “Ele é um carona legal. Às vezes, até converso com ele”, brinca.
*Com informações de SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO