‘Parece um tornado’: nuvem funil impressiona moradores de SC; entenda o fenômeno
A formação rara foi registrada na tarde de quarta-feira (4)
• Atualizado
Um fenômeno raro foi flagrado por moradores do município de Lajeado Grande, no Oeste catarinense, na tarde de quarta-feira (04). Conhecido como nuvem funil, a formação atmosférica se assemelha a um tornado, mas apesar do susto, não causa danos graves.
Leia Mais
De acordo com informações da coordenadoria regional da Defesa Civil, a nuvem funil pode indicar o início da formação de um tornado, caso a nuvem toque o solo, o que, felizmente, não ocorreu neste caso.
Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Xanxerê, Luciano Peri, apesar de ser raro, o fenômeno pode ser visto durante tempestades, especialmente quando há forte circulação de ar e diferença de temperatura entre a base da nuvem e o solo.
Tempestade de granizo afeta municípios do Oeste de SC
Além da formação atmosférica em Lajeado Grande, outras cidades da região também enfrentaram instabilidades, com registros isolados de granizo em Videira e na região de Xanxerê. A Defesa Civil segue monitorando a situação e reforça que, até o momento, não houve comunicação de prejuízos significativos.
A nota meteorológica da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC/SC) apontou que temporais intensos atingiram o estado entre quarta (04) e quinta-feira (05), com maior concentração de eventos no Oeste catarinense.
A equipe da coordenadoria regional segue em alerta e novas atualizações serão divulgadas caso haja mudanças no cenário.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO