Países alertam para risco de ataque terrorista no aeroporto de Cabul
O ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, afirmou que há "relatórios muito, muito críveis sobre um ataque iminente" no aeroporto
• Atualizado
As agências de Inteligência dos Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha alertam que há um grande risco do grupo terrorista Estado Islâmico realizar um atentado no aeroporto de Cabul, no Afeganistão. O grupo é rival do Talibã, atual comandante do país.
Segundo os jornais locais, há informações de que o grupo tenha ativado a célula Estado Islâmico de Khorasan (conhecida também como Isis-K) e possa realizar multiplos atentados suicidas nas áreas próximas ao campo de aviação. Com isso, as autoridades internacionais pediram que as centenas de pessoas que se encontram próximo ao aeroporto deixem o local imediatamente.
Em entrevista à rádio britânica BBC nesta quinta-feira (26), o ministro das Forças Armadas do Reino Unido, James Heappey, afirmou que há “relatórios muito, muito críveis sobre um ataque iminente” no aeroporto. “Eu não posso enfatizar suficientemente o desespero da situação. A ameaça é crível, é iminente, é letal”, disse.
Vídeo: Mães passam bebês para militares pelo arame farpado no Afeganistão
“O Talibã domina pelo medo”, afirma catarinense que serviu pelos EUA na guerra do Afeganistão
O Isis-K se formou por volta de 2014 e é composto em grande parte por combatentes de um grupo igualmente radical, o Tehrik-i-Talibã. O grupo colidiu repetidamente com o Talibã e, ao contrário de outras células – chamadas de províncias – do Estado Islâmico que tentam lançar ataques no exterior, o Isis-K permaneceu em grande parte no Afeganistão e no Paquistão.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO