Pacientes denunciam falta de estrutura em hospital referência de SC; veja vídeos
Após denúncias, hospital afirma que investe R$ 7 milhões em melhorias na infraestrutura
• Atualizado
Pacientes do setor de hemodiálise do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, denunciaram ao Portal SCC10, com exclusividade, as condições precárias do local onde realizam tratamento. Os vídeos, gravados na tarde de quarta-feira (23), mostram situações que colocam em risco a saúde dos pacientes, com possíveis irregularidades sanitárias.
Leia Mais
Segundo os relatos, o setor funciona em um ambiente inadequado para a prática médica, com falta de higiene, poltronas danificadas e estrutura física comprometida. Uma das imagens mostra pacientes realizando hemodiálise em cadeiras improvisadas, além de um corredor com passagem a céu aberto e uma fita improvisada indicando a “saída”.
Em outro vídeo, é possível observar sacolas de lixo no chão, pisos danificados e acúmulo de sujeira, além de poltronas antigas que, segundo os denunciantes, deveriam ter sido substituídas ainda em 2022, após reclamações anteriores ao hospital. Pacientes também relataram desconforto durante o tratamento por causa do estado das cadeiras, que não são adequadas para longas sessões.
“A situação é crítica. Estamos expostos a riscos, inclusive de infecção. As cadeiras estão velhas, o chão está sujo e há lixo espalhado. Isso não é ambiente para tratamento, nem para cachorro” , relatou um dos pacientes que preferiu não ser identificado.
Além das imagens e relatos, os denunciantes alertam para a possível omissão quanto às recomendações da Vigilância Sanitária, o que pode configurar violação de normas básicas de segurança hospitalar.
A reportagem do SCC10 entrou em contato com a assessoria de comunicação do Hospital Celso Ramos, que emitiu a seguinte nota:
NOTA A IMPRENSA
A direção do Hospital Governador Celso Ramos, esclarece que não há qualquer situação de insalubridade ou risco aos pacientes. A atual área de atendimento é um espaço recém-adaptado, localizado no 2º subsolo da unidade, e foi preparada com todos os critérios técnicos de segurança e higiene necessários para dar continuidade aos atendimentos durante a reforma da Unidade do Rim.
A mudança temporária foi necessária para permitir o início das obras de modernização da antiga área da hemodiálise. Ressaltamos que o ambiente não está sujo, como foi indevidamente sugerido, e sim inserido na rotina normal de funcionamento do hospital, com circulação controlada e sob vigilância das equipes técnicas.
Destacamos que o Governo de Santa Catarina investiu R$ 7 milhões na obra do Centro de Alta Complexidade Renal, em parceria com a Associação Renal Vida, inaugurado dia 14 de julho na Grande Florianópolis. A nova unidade está localizada no Floripa Shopping. Equipado com 81 cadeiras e com capacidade para receber mensalmente até 486 pacientes em hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade e segurança do atendimento aos pacientes. Em breve, a nova Unidade do Rim será entregue, oferecendo uma estrutura ainda mais moderna e acolhedora para todos.
Ver no Threads
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO