Segurança Compartilhar
INVESTIGAÇÃO

Operação ‘Trivium’ apura esquema de corrupção e fraude em pequena cidade de SC

Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na região Sul do Estado, em investigação que apura fraudes nas contratações de empresas de prestação de serviços e fornecimento de materiais no Município de Timbé do Sul

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Operação ‘Trivium’ apura esquema de corrupção e fraude em pequena cidade de SC | Imagem: MPSC/GAECO SC
Operação ‘Trivium’ apura esquema de corrupção e fraude em pequena cidade de SC | Imagem: MPSC/GAECO SC

Na manhã desta sexta-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio ao Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo, deflagrou a Operação “Trivium”. Durante a ação, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Criciúma.

A operação tem como objetivo investigar crimes de corrupção, peculato, fraude licitatória e outros, integrando um esquema estruturado de favorecimento indevido de empresas e agentes públicos, com ocorrência de práticas ilícitas entre 2017 e 2019.

O procedimento apura o envolvimento de um núcleo empresarial que se beneficiava de recursos da Prefeitura Municipal de Timbé do Sul de três formas: pelo cargo que ocupava no município (engenheiro civil contratado), pela empresa contratada para fornecer materiais de construção e pela empresa contratada para execução de obras e serviços. O nome da operação, “Trivium”, vem do latim e significa “três vias”, fazendo referência às três formas de enriquecimento ilícito.

Segundo o GAECO, o esquema simulava a concorrência real, favorecendo determinados grupos e empresas, violando princípios da isonomia, legalidade e moralidade administrativa, em prejuízo do interesse público.

Durante as diligências, materiais foram apreendidos e encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames periciais. Os resultados servirão para o GAECO dar prosseguimento às investigações, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração da extensão da rede criminosa.

As investigações tramitam sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.