Operação ‘Trivium’ apura esquema de corrupção e fraude em pequena cidade de SC
Estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão na região Sul do Estado, em investigação que apura fraudes nas contratações de empresas de prestação de serviços e fornecimento de materiais no Município de Timbé do Sul
• Atualizado
Na manhã desta sexta-feira (24), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio ao Procedimento Investigatório Criminal instaurado pela 1ª Promotoria de Justiça da Comarca de Turvo, deflagrou a Operação “Trivium”. Durante a ação, estão sendo cumpridos 12 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara Regional de Garantias da Comarca de Criciúma.
A operação tem como objetivo investigar crimes de corrupção, peculato, fraude licitatória e outros, integrando um esquema estruturado de favorecimento indevido de empresas e agentes públicos, com ocorrência de práticas ilícitas entre 2017 e 2019.
O procedimento apura o envolvimento de um núcleo empresarial que se beneficiava de recursos da Prefeitura Municipal de Timbé do Sul de três formas: pelo cargo que ocupava no município (engenheiro civil contratado), pela empresa contratada para fornecer materiais de construção e pela empresa contratada para execução de obras e serviços. O nome da operação, “Trivium”, vem do latim e significa “três vias”, fazendo referência às três formas de enriquecimento ilícito.
Segundo o GAECO, o esquema simulava a concorrência real, favorecendo determinados grupos e empresas, violando princípios da isonomia, legalidade e moralidade administrativa, em prejuízo do interesse público.
Durante as diligências, materiais foram apreendidos e encaminhados à Polícia Científica, que realizará exames periciais. Os resultados servirão para o GAECO dar prosseguimento às investigações, identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração da extensão da rede criminosa.
As investigações tramitam sob sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas assim que houver publicidade dos autos.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO


