Operação revela esquema de tráfico de drogas liderado por presos em Joinville
Foram apreendidos aproximadamente R$ 37 mil
• Atualizado
A Polícia Civil deflagrou a operação Terminal Central I, nesta terça-feira (14), com o objetivo de coibir o tráfico de drogas nas proximidades da região do Terminal Rodoviário Central de Joinville.
Durante a operação, foram cumpridos 15 mandados de prisão e 15 mandados de busca e apreensão. Além disso, a Polícia também apreendeu aproximadamente R$ 37 mil, valor proveniente do narcotráfico.
As investigações policiais ainda revelaram o domínio de uma organização criminosa com atuação em todo o estado de Santa Catarina, a qual efetuava a venda de drogas ilícitas na região central de Joinville.
Como funcionava o esquema de tráfico de drogas
Segundo as investigações da Polícia Civil, parte do esquema de tráfico de drogas era comandado por suspeitos já presos. Na ação, eles utilizavam celulares para o encaminhamento de ordens para fora do sistema penitenciário.
Leia Mais
Crime de tráfico de drogas
O tráfico de drogas é um crime previsto no Artigo 33 da Lei 11.343/2006, também conhecida como Lei de Drogas. Essa lei define diversos tipos de condutas que caracterizam o tráfico, como:
- Vender, comprar, produzir, armazenar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar drogas, mesmo que gratuitamente;
- Transportar drogas sem autorização legal;
- Plantar ou cultivar drogas sem autorização legal;
- Associar-se para o tráfico de drogas;
- Usar ou portar drogas para o tráfico.
A pena para o crime de tráfico de drogas varia de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa, podendo ser aumentada em casos específicos, como quando o crime é cometido por um menor de idade ou por um servidor público.
É importante ressaltar que a lei diferencia o crime de tráfico de drogas do crime de porte de drogas para consumo. O porte para consumo é previsto no Artigo 28 da Lei 11.343/2006 e é punido com detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO