VÍDEO: operação policial no Rio deixa 60 mortos e dezenas de presos
O aparato contou com drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição
• Atualizado
Uma megaoperação realizada nas comunidades do Complexo do Alemão e do Complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro, mobilizou cerca de 2,5 mil policiais nesta terça-feira (28). A ação, batizada de “Operação Contenção”, teve como principal objetivo capturar lideranças da facção criminosa Comando Vermelho e já é considerada a mais letal da história do estado, com 60 mortos, entre eles quatro policiais, e 81 pessoas presas até o momento.
O aparato montado pelas forças de segurança contou com drones, dois helicópteros, 32 blindados terrestres e 12 veículos de demolição foram utilizados para o avanço das tropas nas áreas de conflito. Participam da operação equipes da Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) e diversas delegacias especializadas, incluindo o departamento de Combate à Lavagem de Dinheiro e a Subsecretaria de Inteligência.
Segundo a PM, os criminosos reagiram contra as esquipes de segurança. Moradores relataram que foram formadas barricadas foram erguidas nas comunidades, e os policiais foram atacados com bombas lançadas por drones pelos traficantes. De acordo com a PC, três moradores ficaram feridos durante os confrontos. Entre os detidos está um homem conhecido como “Nicolas”, apontado como operador financeiro de um dos principais líderes do Comando Vermelho, Edgar Alves de Andrade, o “Doca”. Além das prisões, foram apreendidos 41 fuzis e grande quantidade de munições.
Crime organizado
De acordo com as autoridades, a operação busca conter a expansão territorial da facção em favelas da zona norte, onde chefes do tráfico de outros estados estariam se refugiando. A ação é resultado de mais de um ano de investigação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes.
Com o cumprimento de mandados de prisão e busca e apreensão ainda em andamento, o governo do estado afirma que as operações devem continuar nos próximos dias, até a estabilização total das áreas. As forças de segurança também trabalham na identificação das lideranças criminosas que conseguiram escapar e na retomada do controle territorial.
A ofensiva também impactou as comunidades, ao todo 28 escolas no Complexo do Alemão e 17 no Complexo da Penha tiveram as aulas suspensas por causa dos tiroteios.
Leia Mais
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO