Operação investiga fraude em compra de máquinas de costura em SC
O prejuízo é estimado em cerca de R$ 600 mil
• Atualizado

Uma operação que investiga fraudes em processos licitatórios para compra de máquinas de costura foi realizada na manhã desta quarta-feira (3) em Coronel Martins, no Oeste catarinense. Cinco mandados de busca e apreensão e uma prisão em flagrante foram cumpridos pelo Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO).
Leia Mais
A investigação, conduzida pela comarca de Xanxerê, apura o possível envolvimento de um servidor público comissionado e de uma empresa do setor têxtil em um esquema de superfaturamento e simulação de concorrência em licitações. O prejuízo aos cofres públicos é estimado em cerca de R$ 600 mil.
Os mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas casas dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas, nos municípios de Coronel Martins e São Lourenço do Oeste. Durante a ação, também houve uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
Sobre a operação
A operação recebeu o nome de “Alinhavo”, em referência ao ponto provisório usado na costura para unir tecidos antes da finalização. O termo simboliza a forma como os investigados “alinhavavam” os certames, combinando previamente os resultados para assegurar a vitória do grupo.
As investigações seguem em sigilo, e novas informações poderão ser divulgadas após a publicidade dos autos. O GAECO é uma força-tarefa conduzida pelo Ministério Público de Santa Catarina, em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, com foco no combate às organizações criminosas.
*Sob supervisão do editor Pedro Corrêa
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO