Segurança Compartilhar
ENTREVISTA!

Operação Fio Desencapado vira força-tarefa e é ampliada para toda a Grande Florianópolis

A iniciativa passou a integrar um projeto regional de fiscalização e agora será realizada de forma coordenada nos 22 municípios da Grande Florianópolis, Operação Fio Desencapado

• Atualizado

Ricardo Souza

Por Ricardo Souza

Operação Fio Desencapado vira força-tarefa e é ampliada para toda a Grande Florianópolis | Divulgação
Operação Fio Desencapado vira força-tarefa e é ampliada para toda a Grande Florianópolis | Divulgação

A Operação Fio Desencapado, que desde o início do ano combate o furto e a comercialização ilegal de cabos metálicos em Florianópolis, ganhou nova dimensão nesta quinta-feira (3). A iniciativa passou a integrar um projeto regional de fiscalização e agora será realizada de forma coordenada nos 22 municípios da Grande Florianópolis. A ampliação atende a uma solicitação do Ministério Público de Santa Catarina.

A nova etapa da operação ocorreu na comunidade Chico Mendes, no bairro Monte Cristo, e contou com a participação de 85 agentes de diversas esferas. A ação teve apoio da Prefeitura de Florianópolis, do Governo do Estado, das forças de segurança, de órgãos de fiscalização e de empresas de telecomunicações.

Durante a força-tarefa, quatro estabelecimentos de ferro-velho foram vistoriados. A fiscalização resultou em um auto de infração por ausência de alvará, um por atividade sem licença ambiental e dois autos por falta de alvará de funcionamento, estes últimos emitidos pelo Corpo de Bombeiros, FLORAM e SUSP. A COMCAP também recolheu cerca de 500 quilos de entulho e materiais descartados de forma irregular na região.

De acordo com a vice-prefeita e secretária de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos, a operação tem mostrado resultados concretos:

A gente já percebe, com base nos dados da Celesc, uma queda significativa nas ocorrências de queda de energia provocadas por furto de fios. Isso mostra que estamos no caminho certo”  afirmou ela.

Maryanne explicou que a operação ganhou robustez ao longo do tempo, o que atraiu o interesse do Ministério Público para expandir o modelo a outros municípios:

“Unimos forças com o Estado e com as prefeituras da região para agir de forma simultânea e coordenada. Estamos fazendo um pente-fino em estabelecimentos que recebem esse tipo de material, verificando se têm “, destacou.

A Operação Fio Desencapado faz parte de um conjunto de ações voltadas à melhoria das condições urbanas e à segurança nas comunidades. Com a adesão de outros municípios, a expectativa é ampliar o impacto das fiscalizações e reduzir ainda mais os prejuízos aos serviços públicos e à população.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.