Segurança Compartilhar
Operação "CITRUS"

Operação do GAECO investiga crimes de corrupção no Oeste de SC

19 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em três municípios catarinenses

• Atualizado

Nycoli Ludwig

Por Nycoli Ludwig

Imagem: MPSC/Reprodução
Imagem: MPSC/Reprodução

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) e o Grupo Especial Anticorrupção (GEAC) realizaram a operação “CITRUS” na manhã desta quarta-feira (4), com intuito de investigar a corrupção contra a Administração Pública. A operação visa investigar crimes de peculato, corrupção passiva, fraude à licitação, associação criminosa e lavagem de capitais.

De acordo com o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão nos municípios catarinenses de Caçador, Chapecó e Calmon, conforme determinação da Vara Criminal da Comarca de Caçador.

A operação se concentra em apurar o uso irregular de servidores públicos para fins pessoais, o recebimento ilegal de recursos públicos por agentes políticos utilizando-se de intermediários, além de suspeitas de direcionamento de processos licitatórios no setor de publicidade e propaganda.

Operação “CITRUS”

A operação “CITRUS” recebe suporte técnico da Polícia Científica de Santa Catarina, responsável pela extração de evidências digitais dos materiais apreendidos, essenciais para a conclusão dos laudos periciais. A investigação continua em segredo de justiça.

O nome da operação faz referência ao termo “laranja”, usado para descrever indivíduos ou entidades que ocultam a verdadeira origem ou destino de dinheiro ou propriedade em transações financeiras.

Operação do GAECO investiga crimes de corrupção no Oeste catarinense
Operação do GAECO investiga corrupção | Imagem: MPSC/Reprodução

GAECO e GEAC

O GAECO, uma força-tarefa composta pelo Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal, Receita Estadual e Corpo de Bombeiros Militar, tem como missão identificar, prevenir e reprimir organizações criminosas.

Já o GEAC, formado por membros do Ministério Público de Santa Catarina, atua em investigações e ações judiciais de combate à corrupção, especialmente em casos de maior gravidade ou complexidade.

Operação do GAECO investiga crimes de corrupção no Oeste catarinense
Imagem: MPSC/Reprodução

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.