Operação do GAECO contra fraudes bloqueia mais de R$ 3 milhões em SC
Segundo as investigações, um grupo estaria fraudando licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos
• Atualizado
O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO) realizou, na manhã desta terça-feira (4), a segunda fase da Operação Unidade Móvel, que visa apurar possíveis crimes de fraude em licitações públicas e associação criminosa ocorridos entre 2021 e 2024 em Santa Catarina. Cerca de 50 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, além do bloqueio de R$ 3.450.560,39 em bens e ativos financeiros.
Leia Mais
Com apoio da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste, os mandados foram cumpridos em endereços comerciais, residenciais e órgãos públicos de 26 municípios catarinenses, incluindo São Miguel do Oeste, Chapecó, Criciúma e Itapema. A operação contou com o apoio das Polícias Civil, Militar e Penal, além da Polícia Científica de Santa Catarina.
Esquema de fraude
Segundo as investigações, um grupo estaria fraudando licitações e contratos administrativos, com possível envolvimento de servidores públicos para facilitar a contratação de empresas que prestavam serviços de transporte de pacientes, assessoria às Secretarias de Saúde e fornecimento de sistemas informatizados.
Além das buscas, a Justiça determinou a suspensão da participação dos investigados em licitações e contratos públicos, tanto de forma direta quanto por meio de empresas envolvidas no esquema.
Operação Unidade Móvel
A Operação Unidade Móvel teve sua primeira fase deflagrada em março de 2024, quando foram cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em municípios catarinenses e no Paraná. O nome da operação faz referência ao serviço de transporte intermunicipal de pacientes, principal atividade das empresas investigadas.
A investigação segue sob sigilo e novas informações da operação do GAECO contra fraudes poderão ser divulgadas conforme o andamento do processo.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO