Operação descobre crimes ambientais e irregularidades sanitárias de rebanho em SC
Alguns bovinos não apresentavam brinco de identificação ou comprovação de origem.
• Atualizado
Nesta terça-feira (27), durante a Operação DIFRON-SEGURA, a Polícia Civil de Santa Catarina, por meio do Centro de Apoio Operacional de Combate aos Crimes Contra o Agronegócio (CAOAGRO/PCSC), juntamente com a CIDASC de Xavantina e Ipumirim e a Polícia Militar Ambiental de Chapecó, realizou fiscalização em propriedade rural no interior de Xavantina e averiguou denúncias de violação do bem estar do gado.
No local os Policiais e os médicos veterinários da CIDASC vistoriaram cerca de 200 bovinos, não constando indícios contundentes de maus tratos contra os animais. O que se constatou foi o trânsito irregular de bovinos (ausência de GTA) e incompatibilidades no cadastro desses animais. Alguns bovinos não apresentavam brinco de identificação ou comprovação de origem.
Essas violações sanitárias são ainda mais graves no caso desta propriedade, uma vez que ela já foi interditada pela CIDASC por problemas sanitários anteriores, o que impediria qualquer entrada e saída de animais do local. O proprietário foi notificado administrativamente e terá o prazo de 30 dias para se adequar às normas sanitárias.
Ainda foi constatada a prática de crimes ambientais nessa propriedade. “Flagramos a criação ilegal de suínos, cuja clandestinidade configura atividade potencialmente poluidora ao meio ambiente, além de violação de área de preservação permanente (recurso hídrico)”, informou a Polícia Civil. Acerca desses delitos a Polícia Militar Ambiental lavrou termo circunstanciado no local.
>>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO