Operação da PF mira abusos virtuais contra crianças em cinco cidades de SC
Ao todo foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva
• Atualizado
A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (25), a Operação CONATUS, com o objetivo de reprimir crimes cometidos em ambiente virtual contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. A ação ocorre em cinco cidades de Santa Catarina: Governador Celso Ramos, Biguaçu, Joinville, Lages e Chapecó.
Ao todo, os agentes cumprem seis mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva, este último no município de Biguaçu. A operação mobiliza equipes de diferentes unidades da PF no estado.
Crimes investigados
De acordo com a Polícia Federal, as investigações apuram práticas como:
- Armazenamento, compartilhamento e divulgação de fotos e vídeos contendo abuso sexual de crianças e adolescentes;
- Sextortion – quando criminosos chantageiam vítimas com a ameaça de divulgar imagens íntimas para obter dinheiro, novos conteúdos ou controle sobre a vítima;
- Grooming – processo de aliciamento virtual, no qual o agressor ganha a confiança de menores para obter material íntimo ou até marcar encontros presenciais.
Os investigados utilizavam meios digitais para cometer os crimes, o que reforça a necessidade de monitoramento contínuo por parte das autoridades, segundo a PF.
Alerta aos pais e responsáveis
A Polícia Federal reforça a importância de que pais, mães e responsáveis acompanhem o uso da internet por crianças e adolescentes. A instituição recomenda conversas abertas sobre riscos, orientação sobre como agir diante de contatos suspeitos e atenção a comportamentos incomuns.
Para a PF, prevenção e informação são as principais ferramentas para garantir a segurança dos menores em ambientes digitais cada vez mais acessíveis e expostos.
Mandados cumpridos
- Mandados de busca e apreensão (6): Governador Celso Ramos, Biguaçu, Joinville, Lages e Chapecó
- Mandado de prisão preventiva (1): Biguaçu
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO