Operação da PF e CGU contra fraudes em aposentadorias tem alvos em SC e outros 15 estados
Operação Sem Desconto investiga grupo suspeito de aplicar descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões
• Atualizado
A Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram, nesta quinta-feira (13), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que apura um esquema nacional de descontos associativos não autorizados em aposentadorias e pensões. Santa Catarina está entre os estados com ações policiais, ao lado de outras 15 unidades da federação e do Distrito Federal.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso atuava inserindo dados falsos em sistemas oficiais para promover descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas, sem o consentimento das vítimas. Entre os crimes investigados estão inserção de dados falsos, estelionato previdenciário, corrupção ativa e passiva, organização criminosa e ocultação de patrimônio.
Ao todo, foram cumpridos 63 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão preventiva, além de outras medidas cautelares. As ações ocorreram nos estados do Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
Em Santa Catarina, os mandados foram cumpridos em Capivari de Baixo, no Sul do estado.
Segundo a CGU, as investigações apontam que servidores e intermediários teriam atuado para registrar, de forma irregular, associações inexistentes ou sem vínculo com os beneficiários, permitindo que valores fossem descontados mensalmente dos pagamentos de aposentados e pensionistas do INSS.
A Ouvidoria-Geral da União (OGU) reforça que denúncias sobre o caso podem ser feitas por meio da plataforma Fala.BR (falabr.cgu.gov.br). As comunicações podem ser anônimas, bastando selecionar o tema “Operações CGU” e indicar o nome da operação e o estado onde houve a ação policial.
Leia Mais
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO