Operação da PF desarma esquema de corrupção eleitoral e moeda falsa no Oeste de SC
Os envolvidos estão sendo investigados por corrupção eleitoral e falsificação de moeda, que podem resultar em mais de 16 anos de prisão
• Atualizado
A Polícia Federal (PF) deflagrou, nesta quarta-feira (23), a Operação Falsa Promessa em Caxambu do Sul, com o objetivo de combater o esquema de corrupção eleitoral e de circulação de moeda falsa. 12 mandados de busca e apreensão foram cumpridos em residências, comércios e órgãos públicos municipais, em uma ação que mobilizou a Justiça Eleitoral e mirou possíveis irregularidades do último pleito.
Leia Mais
Segundo a PF, as investigações começaram após uma denúncia indicar que eleitores teriam recebido cédulas falsas em troca de votos para determinados candidatos nas eleições municipais, ocorridas em 6 de outubro. As apurações apontaram o envolvimento de dois vereadores da cidade, que teriam articulado o esquema.
Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu celulares e outros materiais que podem auxiliar no inquérito. Os envolvidos estão sendo investigados pelos crimes de corrupção eleitoral e falsificação de moeda, que, somados, podem resultar em mais de 16 anos de prisão.
A PF destacou que, para a configuração do crime de corrupção eleitoral, não é necessário que a vantagem seja efetivamente entregue ou recebida pelo eleitor; a simples promessa já caracteriza o delito, reforçando a gravidade das práticas investigadas.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO