Operação da PF cumpre mandados contra falsa venda de remédios em SC
Investigação apurava venda fictícia de medicamentos através do Programa Farmácia Popular
• Atualizado
A Polícia Federal realizou na manhã desta terça-feira (26) a operação ‘Indebitus’, que apura fraudes praticadas em prejuízo ao Programa Farmácia Popular do Brasil. Na ação, foram mobilizados 240 policiais federais para o cumprimento de 62 mandados de busca e apreensão nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Amazonas e no Ceará.
De acordo com a Polícia Federal, as investigações iniciaram em outubro de 2022, a partir de notícia da venda fictícia de medicamentos por meio do Programa Farmácia Popular do Brasil, que teria sido praticada por uma rede de farmácias com atuação na Região Sul do país.
Em Santa Catarina, quatro redes da Farmácia Popular estão com mandados de busca e apreensão, duas em Chapecó, uma em Lages e outra em Balneário Camboriú. A maioria dos casos acontecem no Rio Grande do Sul, nas cidades de Caxias do Sul e Passo Fundo.
Leia Mais
O Programa Farmácia Popular do Brasil, do Governo Federal, tem por finalidade complementar a disponibilização de medicamentos utilizados na Atenção Primária à Saúde – APS, por meio de parceria com farmácias e drogarias da rede privada.
Os investigados responderão, em tese, pelos crimes de estelionato contra a União, falsificação de documento particular, associação criminosa, falsidade ideológica e uso de documento falso.
Confira abaixo as cidades e quantidades de busca e apreensão da Operação Indebitus:
Bento Gonçalves/RS: 2
Canoas/RS: 1
Caxias do Sul/RS: 21
Encantado/RS: 1
Estrela/RS: 1
Flores da Cunha/RS: 2
Garibaldi/RS: 1
Novo Hamburgo/RS: 1
Passo Fundo/RS: 16
Pelotas/RS: 2
Porto Alegre/RS: 2
Rio Grande/RS: 1
Santa Cruz do Sul/RS: 2
Santa Maria/RS: 2
Santo Ângelo/RS: 1
Lages/SC: 1
Chapecó/SC: 2
Balneário Camboriú/SC: 1
Manaus/AM: 1
Caucaia/CE: 1
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO