Operação da PC investiga formação de cartel em licitações no Vale do Itajaí
Após denúncia anônima, a 4ª DECOR passou a investigar três empresários que concorriam entre si em licitações do município, especialmente para calçamento e asfaltamento
• Atualizado
Nesta sexta-feira (05), a Polícia Civil deflagrou a Operação Troyka para investigar uma suposta formação de cartel em licitações, que teria atuado em Timbó. A ação foi realizada por meio da 4ª DECOR/DEIC (Delegacia Especializada em Combate à Corrupção).
Após denúncia anônima, a 4ª DECOR passou a investigar três empresários que concorriam entre si em licitações do município, especialmente para calçamento e asfaltamento. A investigação obteve indícios de que essas empresas teriam feito uma espécie de rodízio, de maneira a direcionar as licitações para uma participante predeterminada do esquema criminoso. Depois da realização da obra licitada, os lucros supostamente foram repartidos entre todas as participantes do cartel.
Foram cumpridos 11 mandados de busca domiciliar, que envolveram as cidades de Blumenau e Timbó. A Polícia Civil apreendeu R$27.300,00 de dinheiro em espécie, arquivos e dispositivos informáticos, que serão objeto de análise, a fim de dar continuidade às investigações.
Participaram da operação a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção – CECOR, a 1ª DECOR, 2ª DECOR, 3ª DECOR, a DECOR/DEIC, bem como policiais civis da 3ª Delegacia Regional de Polícia Civil e do Departamento de Investigação Criminal de Blumenau, além das Delegacias das Comarcas de Timbó e Pomerode.
Cartel: o que é?
Cartel é qualquer acordo ou prática coordenada entre empresas con- correntes com o objetivo de combinar preços ou outras condições de mercado, como restringir produção, dividir clientes e localidades de atuação e alinhar variáveis comerciais em negociações com agentes públicos ou privados.
Leia Mais
> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO