Segurança Compartilhar
Operação Corrosão

Operação contra aparelhos eletrônicos em presídio de Joinville resulta em 19 prisões

Ação criminosa tinha como objetivo facilitar a entrada de telefones nas penitenciárias

• Atualizado

Redação

Por Redação

Operação Corrosão | Foto: PCSC/Divulgação
Operação Corrosão | Foto: PCSC/Divulgação

19 pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (30) durante uma operação da Polícia Civil, que visa desarticular um esquema de ingresso ilegal de aparelhos eletrônicos na Penitenciária Industrial de Joinville, no Norte de Santa Catarina.

De acordo com informações, a ação criminosa tinha como objetivo facilitar a entrada de telefones nas unidades, para que os detentos tivessem acesso aos dispositivos. A prática era realizada por integrantes de uma organização criminosa, que buscavam cooptar agentes terceirizados com vínculo com o sistema prisional.

A primeira fase da “Operação Corrosão” foi deflagrada em novembro de 2024. Na segunda fase, em agosto de 2025, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão contra diversos investigados.

Além disso, foi cumprido um mandado de prisão preventiva contra advogado que, utilizando ilegalmente de sua profissão, passou a atuar em benefício de uma organização criminosa atuante em Santa Catarina.

Terceira fase

Nesta nova fase, foram cumpridos 19 mandados de prisão preventiva no sistema prisional, incluindo na Penitenciária Industrial de Joinville, Presídio Regional de Joinville, Presídio Feminino Regional de Joinville e Complexo Penitenciário do Estado, em São Pedro de Alcântara.

Foto: PCSC/Divulgação

Alguns mandados também são cumpridos nos bairros Vila Nova e Floresta, em Joinville, e Itinga, em Araquari.

A ação contou com a participação de policiais civis da Delegacia Especializada em Combate à Corrupção (Decor), equipes da DEIC e da DLAV/DEIC, além de policiais penais.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.