Segurança Compartilhar
À POUCO EM SÃO JOSÉ

Ocupação em terreno na Grande Florianópolis faz PM ser acionada; ‘tem família com criança aqui’

A Polícia Militar de Santa Catarina foi mobilizada e chegou ao local com inúmeras viaturas e cavalaria

• Atualizado

Rubens Felipe

Por Rubens Felipe

Ocupação em terreno na Grande Florianópolis faz PM ser acionada; ‘tem família com criança aqui’ | Foto: Kaíky Goede/SCC SBT
Ocupação em terreno na Grande Florianópolis faz PM ser acionada; ‘tem família com criança aqui’ | Foto: Kaíky Goede/SCC SBT

A manhã deste domingo (21), foi marcada pela ocupação de um terreno da União, situado no bairro Bela Vista, em São José, na Grande Florianópolis. O local em questão, segundo informações da organização, é de posse do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Por meio das redes sociais, o coordenador da Brigada de Trabalhadores por Terra, Trabalho e Teto (B4T), Felipe Bezerra, informou que 223 famílias se instalaram no local com o objetivo de “dar função social à terra, ocupando um terreno federal pertencente ao DNIT”.

Foto: Redes sociais/Reprodução

No vídeo, Felipe desabafa sobre o preço do aluguel e da cesta básica. Além disso, ele diz que as famílias estavam no local para reinvidicar um direito constitucional.

Momentos após, a Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) foi mobilizada e chegou ao local com inúmeras viaturas e cavalaria, com o intuito de desmobilizar a ocupação, considerada pelo prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, “um ato que precisa ser condenado com firmeza”.

Foto: Kaíky Goede/SCC SBT

Durante as negociações entre as forças de segurança e a organização da ocupação, manifestantes ecoavam frases como: “Resistir, ocupar!” e “Poder popular, resistir, ocupar!”. Em um dos vídeos compartilhados pelo movimento nas redes sociais, algumas pessoas comentam sobre famílias com crianças enquanto veem a cavalaria avançando pela rua.

Em entrevista ao repórter Kaíky Goede, do SCC SBT, o vereador Caê Martins (PT) disse a função do legislativo é mediar o diálogo e mostrar que a moradia é um direito consititucional. “Tem programa, tem política pública estabelecida pra isso. Hoje o nosso papel é esse, mediação e que não seja utilizada força e que ninguém saia ferido daqui”, disse. Ele citou ainda que as famílias estavam se organizando para irem para outro espaço.

Foto: Kaíky Goede/SCC SBT

Já Matson Cé (PSD), agradeceu o comando da Polícia Militar de Santa Catarina que controlou a situação no local. “A gente entende o direito à moradia das pessoas, mas de maneira legal,  moradia dentro da lei, dentro dos programas sociais que os governos oferecem à população. Desta forma, somos totalmente contrários e vamos trabalhar dentro da legalidade, para que esse problema seja resolvido prontamente”, afirmou ao SCC SBT.

Por meio de nota nas redes sociais, o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, disse que “a invasão no bairro Bela Vista é um ato que precisa ser condenado com firmeza. O direito à moradia deve ser garantido dentro da lei, e não à custa da desordem e da insegurança para a comunidade. Respeito à propriedade e diálogo são o caminho. Jamais a ocupação irregular.”

Por volta das 12h30, os manifestantes começaram a se desmobilizar e se deslocar, por meios próprios, para a ocupação Marighella, em Palhoça, também na Grande Florianópolis. À equipe do SCC, a organização informou que não permanecerá no local, mas que serão recebidos, vão almoçar e ver o que será feito na sequência. Um caminhão da Arteris Litoral Sul deve levar os pertences ao local.

Ocupação Marighella | Foto: Arquivo/SCC10

Ao SCC10, a Polícia Militar de Santa Catarina informou que “dará qualquer apoio se for requerido pelas autoridades competentes. Mas que por hora a manifestação segue de forma tranquila.”

O SCC10 entrou em contato com o DNIT, que informou que o terreno em questão não pertence à instituição.

*Texto com colaboração de Kaíky Goede, repórter do SCC SBT.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.