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MUITAS PERGUNTAS, POUCAS RESPOSTAS

O que se sabe sobre o caminhão-tanque que explodiu na BR-101 em SC

25 veículos e cinco vítimas. O que se sabe até o momento sobre o acidente envolvendo a explosão de um caminhão-tanque

• Atualizado

Redação

Por Redação

O que se sabe sobre o caminhão-tanque que explodiu na BR-101 em SC | Foto: Arteris Litoral Sul/CBMSC/Reprodução
O que se sabe sobre o caminhão-tanque que explodiu na BR-101 em SC | Foto: Arteris Litoral Sul/CBMSC/Reprodução

Considerado o maior acidente envolvendo incêndio de veículos do Estado de Santa Catarina, o caso do caminhão-tanque carregado de etanol que tombou e explodiu no KM 233,7 da BR-101, em Palhoça, na Grande Florianópolis, neste domingo (6), segue trazendo questionamentos.

O que aconteceu?

Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), o fogo atingiu 21 carros pequenos e três carretas, além de vegetação às margens da pista. Até o início da noite, ainda haviam focos de rescaldo nos caminhões, com exceção da carreta que transportava etanol, cujo incêndio foi controlado no final da tarde.

Cinco pessoas foram socorridas com queimaduras de 1°, 2° e 3° graus, especialmente nos membros superiores e inferiores. As vítimas foram atendidas por ambulâncias do SAMU, da Autopista Litoral Sul e da UPA da Pinheira.

Duas das vítimas conversaram, com exclusividade para o Portal SCC10, e falaram sobre os momentos de desespero.

O que se sabe sobre o caminhão-tanque que explodiu na BR-101 em SC | SCC10/Reprodução

Na última atualização antes da liberação da rodovia, que ficou bloqueada nos dois sentidos, já haviam 19 quilômetros de fila no sentido sul (Porto Alegre) e 12 quilômetros no sentido norte (Curitiba).

Com o bloqueio, duas rotas alternativas à BR-101 foram divulgadas. A SC-435, passando por Águas Mornas, São Bonifácio, São Martinho, saindo em Tubarão via SC-370 e a SC-108, passando por Anitápolis, Santa Rosa de Lima, saindo em Braço do Norte, seguindo em direção a Tubarão via SC-370.

Ambas as rodovias são, em sua maioria, de estrada de chão batido. As prefeitas de Santa Rosa de Lima e Anitápolis comentaram sobre a necessidade urgente de asfaltar a rodovia.

Já o governador Jorginho Mello, cobrou do Governo Federal, uma posição a respeito das obras do túnel do Morro dos Cavalos, que desde 2007 se arrasta e até agora não teve solução. “Vou ser chato no tema, mas já passou da hora do Governo Federal resolver o túnel da região!”Quando falo em assumir rodovia federal é por conta disso: negligência e demora para uma solução na região!”

O governador esteve no local do acidente ainda na noite deste domingo (6), prestando apoio e agradecendo os profissionais das forças de segurança e equipe de resgate pelo trabalho exercido na ocorrência.

Imagens mostram o momento do tombamento seguido da explosão

Liberação da rodovia

A BR-101 foi liberada por volta das 5h da manhã desta segunda-feira (7). A informação foi confirmada pela Polícia Rodoviária Federal e Arteris Litoral Sul.

PRF se pronuncia sobre caminhão-tanque que explodiu

Segundo a PRF, um Laudo Pericial de Acidente de Trânsito (LPAT) será elaborado por uma equipe técnica e dirá as causas do grave acidente envolvendo o caminhão-tanque, 21 veículos de passeio e três carretas.

“Devido à complexidade da ocorrência, não é possível prever o tempo necessário para a conclusão do documento. Todas as eventuais causas do acidente serão analisadas pelos policiais rodoviários federais responsáveis pela perícia”, informou a PRF.

A PRF informou ainda que por conta da destruição, o tacógrafo do caminhão-tanque ficou completamente inacessível, impossibilitando de verificar a velocidade em que o caminhão estava no momento do acidente. “Dessa forma, a velocidade da carreta será estimada com base em vestígios técnicos e dados coletados pela equipe de perícia.”

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