Novo terremoto de magnitude 6 atinge o Japão
Tremor ocorre poucos dias após país sofrer sequência de 31 abalos que deixaram ao menos 200 mortos
• Atualizado
Um terremoto de magnitude seis na escala Richter atingiu o Japão nesta terça-feira (09). Segundo a agência meteorológica do país, o abalo foi registrado na costa do Mar do Japão, a cerca de 55 km da cidade de Sado, sendo considerado moderado. O tremor também foi identificado pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS).
O novo tremor acontece poucos dias após o Japão ser atingido por uma sequência de 31 terremotos, que deixou, até o momento, 202 mortos e mais de 500 feridos. O mais forte dos tremores registrou magnitude 7,6, na costa oeste, levando o governo a emitir um alerta para tsunamis – o qual foi suspenso um dia depois.
Apesar de alto, o número de vítimas ainda deve aumentar, uma vez que equipes de resgate continuam trabalhando para retirar os cidadãos dos escombros. Algumas vilas seguem completamente isoladas devido à destruição das estradas, fazendo com que o acesso seja possível apenas por meio de helicópteros. Mais de 31 mil estão em abrigos.
O abalo causou grandes danos às infraestruturas do país, além de provocar dezenas de deslizamentos de terra. Na última semana, os Estados Unidos anunciaram US$ 100 mil em ajuda, incluindo o envio de cobertores, água e suprimentos médicos. Washington também ofereceu apoio das Forças Armadas nos esforços de resgate.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO