Município de SC decreta situação de emergência devido à Dengue e Chikungunya
A medida foi adotada devido ao aumento da infestação do mosquito Aedes aegypti.
• Atualizado
O prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, assinou nesta segunda-feira (17) o decreto nº 139, declarando Situação de Emergência em saúde pública no município. A medida foi adotada devido ao aumento da infestação do mosquito Aedes aegypti e ao risco epidemiológico associado à Dengue, Zika e Chikungunya.
Para conter o avanço das doenças, a prefeitura tem intensificado ações de prevenção e combate, incluindo atendimento e tratamento de pessoas sintomáticas, fornecimento de medicação, ampliação das equipes de trabalho e campanhas de conscientização. Além disso, estão sendo realizados mutirões de limpeza em bairros com maior incidência de focos do mosquito, bloqueio de transmissão em casos suspeitos e aplicação de inseticidas em residências com casos confirmados.
Outras medidas adotadas incluem a distribuição de repelentes para pessoas com suspeita da doença, fumigação de aproximadamente 4.500 bocas de lobo e a aplicação do inseticida UBV, conhecido como fumacê, em áreas próximas aos casos confirmados.
Atualmente, o município já registrou 568 casos prováveis de Chikungunya e 744 de Dengue. Desses, 107 casos de Chikungunya e 5 de Dengue foram confirmados como autóctones, ou seja, contraídos dentro da própria cidade.
Com o decreto, a administração municipal busca reforçar as estratégias de controle do mosquito e minimizar os impactos da epidemia na população.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO