Mulher sofre queimaduras graves após ser atingida por fogos de artifício em SC
Vítima foi atingida por um dos fogos do espetáculo organizado pelo município; Prefeitura se pronuncia
• Atualizado
Uma mulher sofreu queimaduras graves após ser atingida por fogos de artifício na cidade de Navegantes, no Litoral Norte catarinense. O casal assistia a tradicional queima de fogos do município da janela de um edifício próximo à praia, quando um dos dispositivos atingiu o prédio onde estavam, acertando a vítima. Conforme o companheiro da mulher, ela sofreu graves queimaduras no tórax e nas mãos.
Mulher sofre queimaduras graves após ser atingida por fogos de artifício; veja o vídeo:
Outras imagens gravadas por pessoas que assistiam a queima de fogos na praia registraram o momento em que um dos dispositivos acerta o prédio.
O companheiro da vítima usou as redes sociais para denunciar o caso e pedir ajuda ao município. “Fica aqui a minha indicação a respeito da queima de fogos. Até quando isso vai ser permitido? Quantas pessoas e animais sofrem com o descaso das prefeituras que não fiscalizam a venda de fogos?”, indagou nas redes sociais.
O que diz a Prefeitura de Navegantes:
Em nota, a Prefeitura da cidade informou que está apurando o caso e que vai notificar a empresa responsável pela queima de fogos para que preste esclarecimentos. O município ainda ressaltou que a empresa licitada possuía todas as credenciais exigidas e que os fogos foram montados por brigadistas como determina a legislação.
Por fim, a Prefeitura lamentou o incidente e disse que vai prestar toda assistência ao casal.
O que diz o Corpo de Bombeiros:
Em nota à imprensa, o Corpo de Bombeiros de Santa Catarina (CBMSC) informou que todos os documentos exigidos à empresa responsável pelo espetáculo estão de acordo com os requisitos estabelecidos. Ainda ressaltou que cabe ao responsável técnico habilitado, nomeado pela empresa, assegurar o cumprimentos da normas de segurança no local, como o monitoramento da área de queda dos fogos.
Leia a nota na íntegra:
Acidente durante queima de fogos no município de Navegantes
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) informa que, durante a queima de fogos realizada no município de Navegantes, na noite de ontem, ocorreu um incidente envolvendo a direção de ao menos um dos artefatos pirotécnicos, disparado em direção a apartamentos da orla.
Conforme primeira apuração, os documentos exigidos pela Instrução Normativa nº 27 – Prevenção em Espetáculos Pirotécnicos foram apresentados previamente e estavam de acordo com os requisitos estabelecidos, incluindo o responsável técnico devidamente habilitado.
De acordo com a referida normativa, cabe ao responsável técnico assegurar o cumprimento das normas de segurança, como o monitoramento da área de queda dos fogos e a manutenção dos afastamentos mínimos previstos para andamento seguro do espetáculo.
O CBMSC reforça que diligências adicionais serão avaliadas, como a pertinência de ações de perícia no local.
Reiteramos nosso compromisso com a segurança da população e reforçamos que medidas preventivas e fiscalizatórias continuam sendo uma prioridade para o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, dentro dos limites legais e normativos estabelecidos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO