Segurança Compartilhar
TENTOU MUDAR O TRAJETO

Mulher é investigada por arremessar cadela de ponte em Joinville

O caso ocorreu no dia 25 de março

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Mulher é investigada por arremessar cadela de ponte em Joinville | Foto: Prefeitura de Joinville | divulgação
Mulher é investigada por arremessar cadela de ponte em Joinville | Foto: Prefeitura de Joinville | divulgação

Uma mulher suspeita de ter arremessado uma cadela de uma ponte em Joinville foi identificada pela Polícia Civil (PCSC), na manhã desta terça-feira (8). O caso ocorreu no dia 25 de março, no bairro Espinheiros.

Mulher arremessa cadela de ponte

O mandado de busca e apreensão foi realizado pelo Departamento de Investigações Criminais de Joinville (DIC), através da Delegacia de Proteção Animal. Segundo a PC, o animal foi encontrado em estado grave, com ferimentos e com o focinho e as patas amarradas, dentro de um saco plástico.

A cadela não morreu após o impacto, pois foi resgatada por pessoas que passavam no local. Ela foi levada ao Centro de Bem Estar Animal de Joinville (CBEA), onde recebeu os cuidados médicos.

Investigação

Ainda de acordo com a Polícia Civil (PCSC), após o crime, a mulher que arremessou a cadela teria tentado mudar o trajeto habitual de volta para casa, na tentativa de evitar ser identificada pelas autoridades.

Durante o cumprimento do mandado, os agentes do Departamento de Investigações Criminais de Joinville (DIC) apreenderam a bicicleta elétrica e a cesta utilizada para transportar a cachorra.

  • Mulher é investigada por arremessar cadela de ponte em Joinville
  • Mulher é investigada por arremessar cadela de ponte em Joinville
  • Mulher é investigada por arremessar cadela de ponte em Joinville

A PC segue investigando para identificar se houve outros envolvidos no crime. A mulher será indiciada pelo crime de maus-tratos a animal doméstico, cuja pena varia entre dois a cinco anos de reclusão.

Abril Laranja: mês de prevenção à crueldade contra animais

Desde 2018, Joinville instituiu abril como o mês da Prevenção à Crueldade contra Animais, conhecido como Abril Laranja. A iniciativa busca conscientizar a população sobre a importância do cuidado com os animais, incentivando a adoção, o resgate e a denúncia de maus-tratos.

Além disso, a Lei Complementar 691/2024 obriga clínicas veterinárias, pet shops e estabelecimentos do ramo a informarem à Polícia Civil ou à Ouvidoria da Prefeitura quando identificarem animais com sinais de maus-tratos.

Como denunciar maus-tratos a animais

Casos de maus-tratos podem ser denunciados pelos seguintes canais:

Disque Denúncia: 181
Site: delegaciavirtual.sc.gov.br
WhatsApp da Polícia Civil: (48) 98844-0011
Ouvidoria da Prefeitura: joinville.sc.gov.br

Leia também:

Cachorro é resgatado após ficar preso dentro de carro em Joinville

Foto: Prefeitura de Joinville | redes sociais
Foto: Prefeitura de Joinville | redes sociais

Um cachorro foi resgatado após ficar preso dentro de um carro nesta quarta-feira (2), em Joinville. Uma equipe da Guarda Municipal foi acionada e precisou quebrar o vidro do veículo para retirar o cão.

O caso ocorreu próximo à Praça Nereu Ramos, no bairro Centro. O cachorro foi visto por populares que passavam pelo local.

Após retornar ao veículo, o tutor do animal foi encaminhado à Central de Polícia para a realização dos procedimentos cabíveis para enquadrar o caso como maus-tratos a animais.

Por meio das câmeras de monitoramento do Joinville Sempre Alerta, foi constatado que o responsável pelo veículo e pelo animal chegou ao endereço às 12h09. No entanto, o resgate só foi possível após a necessidade de quebrar o vidro do veículo, já que o cão não respondia aos chamados dos guardas e da população.

De acordo com a delegada Tânia Harada, da Polícia Civil de Joinville, o cachorro quase morreu. O responsável pelo animal voltou ao local da ocorrência às 13h20. Após o resgate, uma guarda municipal ficou responsável por manter o cão hidratado.

Em seguida, o animal foi levado ao Centro de Bem-Estar Animal (CBEA) da Prefeitura para passar por avaliação. De acordo com o CBEA, o cachorro chegou ao local com a temperatura corporal próxima de 40 graus. Foram feitos os procedimentos de hidratação e controle da temperatura.

O estado de saúde é considerado estável e durante o dia vai fazer uma coleta de sangue para exames complementares.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no InstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.